Na manhã dessa quinta-feira (20), o Ministério Público, por meio do GAECO, e a Polícia Civil do Estado de São Paulo (DEINTER 9 – Piracicaba) deflagraram a “Operação BENU”, destinada a investigar crimes de Lavagem de Dinheiro relacionados ao Tráfico de Drogas e à Associação para o Tráfico, na cidade de Piracicaba.
Utilizando-se de meios de investigação amparados em medidas cautelares judicialmente concedidas, em especial as quebras de sigilo bancário, fiscal e de comunicações telefônicas, além de outras diligências investigativas, o Ministério Público colheu inúmeras provas de que um comerciante de veículos sediado em Piracicaba mantinha constante relacionamento com traficantes de drogas, integrantes da facção criminosa PCC e outros criminosos, e que se valia de seu estabelecimento comercial como mecanismo de lavagem de dinheiro para estas pessoas.
Ao longo das investigações, reforçadas pelo trabalho desenvolvido em conjunto entre o GAECO e a UIP-Unidade de Inteligência da Polícia Civil junto ao DEINTER 9 – Piracicaba, foram colhidas provas não só das práticas de Lavagem de Dinheiro de traficantes e outros criminosos por meio do comércio de veículos, mas também foram identificados alguns indivíduos com intensa atuação no comércio ilegal de drogas.
Em razão das provas colhidas até o presente momento e por força de requerimento do Ministério Público – GAECO, foram decretadas sete prisões preventivas e 13 ordens de busca e apreensão. Além disso, foram autorizadas as apreensões de inúmeros veículos, todos registrados em nome de terceiros relacionados ao comerciante de veículos identificado como lavador de dinheiro de criminosos.
Na data de ontem (20) foram cumpridos os sete mandados de prisão preventiva e os 13 de busca e apreensão, oportunidade em que foram apreendidos cinco veículos, diversos aparelhos celulares, inúmeros documentos indicativos de práticas suspeitas de lavagem de dinheiro, além de quase oito mil reais em dinheiro.
Em poder do grupo de traficantes identificados no curso das investigações, cujos contatos e relacionamentos com o comerciante de veículos ficou demonstrado por meio das interceptações telefônicas, foram apreendidas diversas porções de drogas, sendo 13 porções de cocaína, 140 gramas de pasta base de cocaína e mais de 500 gramas de maconha, em forma de tijolo.
Importante destacar o apoio prestado pelo SAT – Serviço Aerotático (helicóptero) da Polícia Civil, conhecido como “Pelicano”, que sobrevoou a cidade de Piracicaba durante toda a operação, tendo sido determinante na localização e captura de dois traficantes que, tendo fugido em veículo antes da chegada dos policiais, foram alcançados e presos na rodovia Bandeirantes, próximo ao município de Cordeirópolis.
BENU é o nome pelo qual é conhecida uma ave da mitologia egípcia, que inspirou a fênix, da mitologia grega, e que como ela também significa renascer após estar praticamente morta. Trata-se de uma referência às inúmeras dificuldades encontradas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil para desenvolver as investigações que resultaram na deflagração desta operação, sempre com muitos percalços e obstáculos, mas que, com o empenho e dedicação de seus integrantes, lograram enorme êxito com os resultados alcançados até o momento.
Fotos: Divulgação