Leia notícias nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Fogos
Os vereadores de Piracicaba aprovaram por unanimidade o projeto de lei que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios na cidade. O projeto de lei complementar 10/2019, de autoria do vereador Marcos Abdala (REP), constou da 3ª reunião ordinária, de segunda-feira (10), em Primeira Discussão. Antes de ser enviado à sanção do prefeito, deverá passar por mais um turno de votação.
A propositura altera o artigo 149 da lei complementar 178, ao suprimir o inciso I e acrescentar o artigo 149-A que, além de proibir expressamente os fogos de artifícios, inclui ainda “quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso nos eventos em ambientes fechados e abertos, em área públicas ou privadas”.
O documento cria o artigo 149-B, detalhando que a proibição não atinge os eventos considerados como Patrimônios Culturais Imateriais no Município, devidamente registrados e aprovados e com certificado emitido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac).
Doação de Sangue
O carnaval é um período crítico para os hemocentros do Estado em razão da queda na coleta durante o feriado. Para deixar os estoques abastecidos, a Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, dá início à tradicional campanha de convocação dos candidatos antes do carnaval.
A Fundação faz um apelo para que a população doe sangue antes de cair na folia. Atualmente, os estoques estão em níveis críticos sobretudo para os fatores do tipo O-, O+ e B-. Para quem puder participar, a dica é conferir antes os pré-requisitos de doação, disponíveis no site da Pró-Sangue.
Há situações “pós-férias” que podem se apresentar como impedimento temporário, a exemplo das viagens para certos países, estados ou cidades. Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.
Barragem
A mineradora Vale anunciou, ontem (13), que o processo de descaracterização da Barragem Doutor, da Mina Timbopeba, demandará a evacuação de casas na comunidade de Antônio Pereira, a 40 quilômetros de Ouro Preto (MG). O número exato de moradores não foi divulgado.
Eles serão encaminhados para hotéis da região e, posteriormente, para moradias temporárias, que serão alugadas pela mineradora. De acordo com a mineradora, o plano de descaracterização da barragem será iniciado em março e a realocação será temporária. Por Agência Brasil.