Leia notícias nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Falta de água
Um problema na rede elétrica na manhã de ontem (11) paralisou a Estação de Tratamento de Água (ETA 1), localizada no bairro Cidade Nova. Segundo o departamento, assim que o problema foi detectado, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) acionou a empresa concessionária de energia elétrica da cidade para que fosse realizado o serviço de reparo elétrico. A Elektro religou a energia elétrica na ETA 1 por volta das 14 horas e, dessa forma, os funcionários do Daae puderam dar início aos trabalhos de reparo.
A previsão inicial da autarquia para que o fornecimento de água nos bairros abastecidos pela ETA 1 fosse normalizado era para até o início da noite dessa terça-feira (11). O Daae informou ainda que ao restabelecer o abastecimento após a conclusão dos reparos, ocorreria um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que deixaria a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está apenas cheia de ar, podendo ser consumida normalmente. Casos de cor escura na água devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200.
Unesp
A disciplina intitulada “Critical Making” é ministrada pelos professores Janette Hughes (UOIT – University of Ontario – Institute of Technology, Canadá), Marcelo C. Borba (UNESP/IGCE – Rio Claro) e Ricardo Scucuglia (UNESP/IBILCE – São José do Rio Preto). As atividades começaram na segunda (10), seguem hoje (12) e também nos dias 14 e 18 deste mês na Unesp de Rio Claro.
A disciplina é oferecida como parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e aborda questões práticas como elaboração de circuitos, programação, uso de Microbits e impressão 3D. São discutidas também questões teóricas como espaços, pedagogias e cultura maker.
No dia 17 de fevereiro, a professora Janette estará no IBILCE/S. J. Rio Preto e ministrará uma palestra a alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Unesp. A visita da professora Janette à Unesp é fruto de uma Rede de Pesquisa vinculada ao projeto Capes Print, que envolve pesquisadores da UNESP e da UOIT e da Western University do Canadá.
Mestrado
A Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (Uepep) do Centro Paula Souza (CPS) divulga nesta quarta-feira (12) os resultados da primeira fase do processo seletivo do Programa de Mestrado Profissional, para os cursos de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Os aprovados no exame dissertativo passam por entrevista entre 17 e 20 de fevereiro.
Ao todo, são disponibilizadas 50 vagas, divididas entre os dois cursos oferecidos gratuitamente pela Uepep. O objetivo das pós-graduações é aperfeiçoar profissionais que vão mediar o diálogo e a colaboração entre os setores empresarial e acadêmico. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para 27 de fevereiro. As matrículas dos futuros mestrandos devem ser feitas entre 2 e 5 de março.
IPTU
A prefeitura informa que não existem carnês de IPTU falsos em Rio Claro. Quando o boleto é impresso pelo site, é emitido um código de barras para pagamento naquele dia. O carnê enviado pelos Correios vem com código de barras cheio, porque o valor é calculado até o vencimento da parcela.
Essa regra é estabelecida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e vale para qualquer boleto que seja feito nos mesmos moldes de carnê. Com relação à pessoa que efetuou o pagamento no dia 5, a orientação é para que ela vá ao Atende Fácil a fim de mostrar o pagamento para que ele seja localizado.
A prefeitura não tem histórico desse tipo de ocorrência, de ter tributos pagos e não baixados. Portanto, seria conveniente o contribuinte informar os dados à prefeitura para localização e verificação do problema. Já a diferença de centavo ocorre devido aos padrões de arredondamento do site da prefeitura e da gráfica que imprimiu os boletos. O pagamento do IPTU pode ser feito pelas guias disponíveis no site ou pelo carnê.