Leia as notícias nacionais e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Governo de SP divulga balanço de serviços para atenuar efeitos das enchentes
Equipes do Governo do Estado seguiram com trabalhos para solucionar os problemas causados pelas fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de São Paulo e provocam o transbordamento dos rios Tietê e Pinheiros. Na capital, o rio Tietê possui 52 bombas sob responsabilidade do Daae (Departamento de Águas e Energia Elétrica) que passam por manutenção semanal. Em 2019, o desassoreamento foi feito ao longo de 44 quilômetros do rio e retirou mais de 400 mil toneladas de sedimentos como areia e argila em 2019, com investimento de R$ 49 milhões.
Procon:
O consumidor que contratou seguro para o veículo e foi atingido por enchentes e queda de árvores deve ficar atento sobre seus direitos, conforme orientações do Procon – SP, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania. Para saber se danos provocados por enchentes ou outros fenômenos da natureza, como queda de árvore, por exemplo, estão inclusos na cobertura do seguro do veículo, o consumidor deve verificar o contrato ou procurar a seguradora.
Havendo previsão contratual, é direito do consumidor ser indenizado pelo prejuízo. Os procedimentos e documentos exigidos para a cobertura do sinistro (danos) devem estar especificados no contrato e o prazo para indenizar o segurado é de, no máximo, 30 dias – que começa a ser contado a partir da data de entrega dos documentos, sendo interrompido toda vez que houver solicitação de documentação complementar. No caso de seguro residencial, tanto a cobertura para fenômenos naturais, como o prazo para pagamento de indenização devem estar previstos em contrato.
Sarampo:
Começou ontem (10) em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A meta do Ministério da saúde é de vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos. O período de vacinação vai até 13 março, com o dia “D” em 15 de fevereiro. Segundo o ministério, foram encaminhadas neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral aos estados.
O número corresponde a um aumento de 9% no volume de doses que foram solicitadas, segundo a pasta. Em 2019, o Brasil teve 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios. Em São Paulo, foram registradas 14 mortes e uma em Pernambuco. O maior número de casos também foi registrado em São Paulo, 16 mil.