De acordo com dados do Ceapla da Unesp, a cidade de Rio Claro registrou em fevereiro 157 milímetros de chuva. A quantidade é mais da metade do esperado para o mês todo, que é de 240 milímetros, sendo que 106.8 foram de chuvas que caíram até o domingo (9).
Os próximos dias ainda devem ser chuvosos, com chuva até domingo. “Tendência é de chuva até domingo. Nesta terça-feira, deve chover bastante, quarta diminuir um pouco, depois segue sempre com pancadas nos fins de tarde”, declarou o técnico do Ceapla da Unesp Carlo Burigo.
As temperaturas também tiveram queda. Nessa segunda-feira (10), ficaram entre a máxima de 23 e a mínima de 19.
BALANÇO DEFESA CIVIL
A Defesa Civil de Rio Claro de Rio Claro divulgou balanço da situação no município. “Tivemos uma chuva de intensidade fraca, porém, de longa duração desde as primeiras horas da manhã dessa segunda e perdurou até o início da tarde. Nesse período, foram registrados aproximadamente 40 mm de chuvas”, declarou o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo.
ÁREAS DE RISCO
Dois motoristas tiveram problemas ao tentarem atravessar trecho no Jardim São Paulo, que fica na Avenida 16 e é um dos locais de alagamentos mais críticos em Rio Claro. As equipes da Defesa Civil realizam o monitoramento preventivo em diversos pontos da cidade. O órgão registrou ainda a queda de três árvores na cidade. Segundo a Defesa Civil, não havia ocorrido nenhuma ocorrência mais grave. “Continuamos com nosso Plano Preventivo de Defesa Civil em vigor, monitorando os pontos mais críticos e auxiliando a população no que for necessário”, disse o Capitão Araújo.
RECOMENDAÇÕES DEFESA CIVIL
“As áreas que geralmente alagam são conhecidas por todos e também é de conhecimento que, após as chuvas, em um pequeno espaço de tempo, as vias passam a ser transitáveis com segurança. Desta forma, recomendamos que tenham e façam caminhos alternativos ou aguardem para uma travessia segura. Nossa recomendação é a de sempre ter cautela, prudência e paciência. Não desafie a natureza. Alguns minutos podem fazer uma grande diferença. Nossa vida e de nossos familiares valem muito mais”, salientou o diretor da Defesa Civil.
Foto: Diário do Rio Claro