A General Motors completa 95 anos de atividades no Brasil, pronta para iniciar um novo ciclo de desenvolvimento. Ao mesmo tempo que avança com tecnologias inovadoras, como a conectividade de nível quatro e na renovação do portfólio Chevrolet com o Novo Onix e o elétrico Bolt EV, a empresa investe fortemente na atualização de suas instalações.
Depois de anunciar ampliações de seu centro de desenvolvimento de produto em Indaiatuba (SP) e da transformação das fábricas de motores de Joinville (SC) e das linhas de montagem de Gravataí (RS) para o conceito de indústria 4.0, a GM está finalizando o processo de renovação da fábrica de São Caetano do Sul (SP) para a produção de um modelo de veículo inédito da empresa no país. “Será o primeiro SUV compacto da Chevrolet produzido no Brasil. Chegará às concessionárias locais até o fim do primeiro trimestre deste ano com conceitos tecnológicos inovadores relacionados à conectividade, segurança e eficiência energética”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
De acordo com o executivo, a procura crescente por SUVs compactos mais tecnológicos é um fenômeno identificado também em mercados regionais, por isso há planos de exportar este novo produto.
Novos investimentos
Em 2020, inicia-se o novo ciclo de investimentos da GM no Brasil. São R$ 10 bilhões destinados às fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos até 2024. Os recursos serão aplicados no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e na produção de veículos inéditos no Estado de São Paulo, destinados aos mercados da América do Sul. Somando o plano anterior (2014-2019) de R$ 13 bilhões, com este novo aporte (2020-2024), a GM aportará o maior montante de investimentos de uma empresa na história da indústria automotiva brasileira no período de uma década, num total de R$ 23 bilhões.
São Caetano do Sul
Em agosto deste ano, a fábrica da GM em São Caetano do Sul completará 90 anos de atividades totalmente renovada. Entre 2018 e 2019, as instalações passaram por uma extensa reforma em todo o processo produtivo.
Entre as inovações está um novo equipamento que movimenta os carros pela linha de montagem capaz de ajustar-se em qualquer altura, entregando a condição ergonômica mais correta para a execução de cada operação. Além disso, foi instalado um novo sistema de transporte automatizado para o sistema básico de motor, transmissão, escapamento, eixo e semieixo.
Mais de 150 apertadeiras eletrônicas garantem as medidas exatas dos torques críticos, cujo monitoramento é realizado online em tempo real. “Esses são apenas alguns exemplos de novidades da grande transformação pela qual a fábrica de São Caetano do Sul passou. Além das tecnologias inovadoras, temos novos prédios e área de estamparia.
Foi muito interessante reformar completamente uma instalação como a da GM em São Caetano do Sul, porque ao trocar equipamentos, nos deparamos com muita história. Descobrimos, por exemplo, as fundações das máquinas que produziram o lendário Opala. É uma honra fazer parte deste momento tão importante para essa que é uma fábrica símbolo da região”, comenta Andreieli Pinto, diretor executivo da fábrica de São Caetano do Sul.
História da GM no Brasil
Desde a montagem do primeiro Chevrolet em um galpão no bairro paulistano do Ipiranga, em 1925, até este ano mais de 15 milhões de veículos GM foram emplacados no País.
O primeiro carro nacional de passeio da Chevrolet foi o Opala, apresentado em 1968. Outros modelos de sucesso foram lançados posteriormente, como o Chevette, a D20, o Monza, o Kadett, o Corsa, o Vectra, o Omega e o Astra.
A GM chegou a produzir paralelamente outros tipos de produtos, como baterias, aparelhos de ar-condicionado e até geladeiras – as famosas Frigidaire. Mais de 2.000.000 delas foram feitas dos anos 50 aos 70. Hoje, a companhia possui três complexos industriais de produção de veículos, motores e componentes: São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS).
Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados e peças), Sorocaba (centro logístico) e Indaiatuba (campo de provas), todas no Estado de São Paulo, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP). A GM também tem em Joinville (SC) linhas industriais de onde saem motores e cabeçotes de alumínio.
Por Assessoria GM / Foto: Divulgação