Numa parceria com a ONG WAP, o município de Rio Claro iniciará trabalho pioneiro para fazer um censo de cães e gatos e também vacinar, castrar e colocar chip nestes animais. Os serviços serão iniciados na segunda-feira (3) no distrito de Ajapi, que será a área de estudos inicial. “O censo será feito agora, repetido daqui a seis meses e novamente daqui a um ano”, informa Gisele Pfifer, diretora municipal do Departamento de Proteção Animal. Os recenseadores estarão identificados com crachá e colete. “É um trabalho importante para o controle populacional e saúde dos animais”, observa.
O projeto será implantado a partir de um termo de cooperação técnica assinado pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, com a ONG WAP (World Animal Protection), que usará os dados levantados para novos projetos sobre abandono de animais. “É mais uma ação da prefeitura para o bem-estar dos animais”, afirma o prefeito, lembrando que quando se cuida dos animais domésticos também se faz um trabalho preventivo para a saúde das pessoas, já que os animais podem transmitir doenças ao ser humano.
A partir de março, Rio Claro contará com abrigo para animais de grande porte, algo inédito na cidade. O prédio, construído no Distrito Industrial, tem 12 baias com estrutura e tamanho adequados para abrigar com conforto os animais de grande porte. No ano passado, o município passou a contar com o Código de Proteção e Defesa dos Animais.
Foto: Divulgação