Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Rio Claro registrou saldo positivo de empregos em 174. O número é positivo, mas ainda pouco animador. No comparativo com anos anteriores, em 2018, o número fechou em 707; em 2017, 1,223; enquanto nos anos de 2014, 2015 e 2016 fecharam negativos em: -665, -2.873; e -920, respectivamente.
Em nível nacional, os dois indicadores do mercado de trabalho da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentaram melhora em dezembro de 2019, em relação ao mês anterior. O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), que busca antecipar tendências do mercado de trabalho com base na opinião de consumidores e de empresários da indústria e dos serviços, cresceu 1,5 ponto.
Com isso, o Iaemp atingiu 89,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Esse é o maior patamar do indicador desde abril de 2019 (92,5 pontos).
Com a expectativa de maior contratação, o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro divulga vagas para diversas áreas. Os cargos e mais informações podem ser consultados no site da Prefeitura em: https://www.rioclaro.sp.gov.br/servicos/vagas-pat.php.
Nessa quinta-feira (30), havia vagas para açougueiro, auxiliar de cozinha, auxiliar administrativo, costureira, eletricista, encanador, frentista, manicura, mecânico, motorista, orientador social, vendedor e outros.
Sete dicas para conquistar um novo emprego e começar o ano com o pé direito
Ainda que o ritmo de início de ano seja mais lento para algumas marcas que entraram em recesso, muitas empresas escolhem os primeiros meses do ano para dar início a novos projetos. Todo esse cenário se torna propício para o aumento das ofertas de emprego, o que colabora para que os objetivos profissionais de inúmeros candidatos sejam alcançados em 2020.
“Essa época é ótima para o candidato buscar uma nova vaga, as empresas estão voltando os olhos para novos talentos que se alinhem à cultura da empresa e novas estratégias desenhadas nesse período. Uma dica para esses futuros colaboradores é ficar atentos ao que o mercado está buscando e continuar se preparando para as vagas desejadas.
Por mais angustiante que seja o desemprego, é preciso manter a calma e, principalmente, o foco nos objetivos”, avalia Larissa Ruza, coordenadora de Marketing de Recrutamento da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital. Portanto, para auxiliar o candidato a buscar sua primeira oportunidade, se recolocar no mercado ou até mudar de emprego, a especialista separou algumas dicas. Veja:
•Tenha clareza do seu propósito de carreira, pesquise sobre as melhores empresas para sua área, remuneração e habilidades necessários;
•Foque no seu autodesenvolvimento: após descobrir as habilidades necessárias, vá em busca de cursos, palestras ou ferramentas que o ajude a adquiri-los;
•Atualize seu currículo de forma dinâmica, destacando seus principais projetos de carreira;
•Atualize seu perfil nas redes sociais, algumas empresas já as utilizam para entrar em contato, realizar marketing de atração, ou até para iniciar processos seletivos e analisar perfis;
•Faça networking com outros profissionais a partir de grupos de WhatsApp e redes sociais;
•Faça uma lista de empresas dos sonhos e entre em contato com elas;
•Participe de eventos relacionados à sua área de interesse;
“Existem outras dicas básicas também que posso adiantar, como elaborar um bom currículo, manter-se atualizado sobre seu segmento de atuação, utilizar a tecnologia a seu favor, ativar rede pessoal de contatos, se preparar para entrevista, entre outros. Se tiver em mente a importância desses itens e buscar a excelência em cada um deles, com certeza o candidato começará o ano com o pé direito com uma nova oportunidade batendo na porta”, finaliza Larissa.
Foto: Divulgação