Na pergunta espontânea sobre em quem o entrevistado votaria caso as eleições para presidente fossem hoje, Jair Bolsonaro foi o mais citado (29,1%), seguido por Lula (17,0%), Ciro Gomes (3,5%) e Sérgio Moro (2,4%). Os dados são da Pesquisa CNT-MDA divulgada nessa quarta-feira (22).
O estudo traz ainda outros números referentes à avaliação do Governo do Presidente, que tem aprovação de 34,5% da população, que considera as ações do governo ótimas ou boas. A avaliação é regular para 32,1% e ruim ou péssima para 31%. Com relação ao desempenho pessoal de Bolsonaro, 47,8% aprovam e 47% desaprovam.
As expectativas para os próximos seis meses se mostram positivas e com melhoras em relação à última pesquisa, divulgada em agosto de 2019. Em relação ao emprego, 43,2% acreditam que vai melhorar nos próximos seis meses; segurança, 37,9%; educação, 36,0%; renda mensal, 34,3%; e saúde, 30,5%.. A maioria (58,6%) considera que o desempenho da economia do Brasil em 2020 será melhor do que em 2019.
Para os entrevistados, as três áreas prioritárias para o governo de Jair Bolsonaro concentrar suas ações são: saúde, educação e segurança. Sendo que, as áreas em que Bolsonaro está se saindo melhor são “combate à corrupção”, “economia” e “segurança”, enquanto as três piores são “saúde”, “educação” e “meio ambiente”. A maior parte dos entrevistados considera que já se percebem melhorias com o governo atual em relação aos anteriores.
SECRETARIA DE CULTURA
A atriz Regina Duarte almoçou ontem (22) com presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Ela foi convidada pelo presidente para assumir o cargo de secretária especial da Cultura após a exoneração do dramaturgo Roberto Alvim, na semana passada. Segundo a assessoria da Presidência da República, a possibilidade de Regina Duarte assumir o cargo ainda está sendo debatida. Após almoçar com Bolsonaro, a atriz também se reuniu com os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) para conversar sobre a estrutura da pasta.
Em seguida, ela se deslocou para a sede da Secretaria Especial de Cultura, na Esplanada dos Ministérios, onde dará continuidade à agenda de reuniões.
Nas redes sociais, artistas e fãs da atriz dividiram as opiniões sobre a aceitação do cargo. O ator rio-clarense Tião D’Ávila, disse estar torcendo para a colega. “Querida amiga, baita atriz, mãe maravilhosa, ser humano nota trizilhão. Regina Duarte, que você sem preconceito nenhum batalhe, lute, pela nossa profissão, mercado de trabalho, nada de panelinhas. Tem muita gente, inclusive amigos contra. A torcida é sua e, sendo sua, é nossa!”, escreveu o ator.
Foto: Carolina Antunes/PR