O Brasil ganhou, em 2018, mais de 8 mil estabelecimentos varejistas. Em terceiro no ranking, aparecem drogarias, farmácias e lojas de cosméticos com 1.439 lojas em todo o país. Profissionais usam estratégias para se manterem no mercado e garantir a fidelização do cliente. Rio Claro conta com nomes importantes: a Drogaria Total Anjo Miguel está há 5 anos oferecendo serviços à população do município e faz parte das 450 lojas da rede do estado de São Paulo que tem mais de 20 anos no ramo.
O administrador Matheus Bonatti destaca que atuam sempre buscando satisfazer o cliente atendendo suas necessidades. “A sobrevivência diante da concorrência se dá por diferenciais em atendimento, atenção farmacêutica, parceria com distribuidores e laboratórios, além de promoções e campanhas especiais. Em dezembro/2019, foram sorteadas dez motos, por exemplo”, observou.
Para o administrador, a fidelização acontece, pois oferecem um bom atendimento, preço competitivo, cartão fidelidade, que oferece uma gama de descontos e vantagens especiais, além de contar com convênio para empresas e afins. “Oferecemos uma gama de produtos variados, desde os medicamentos mais simples do dia a dia, até produtos mais específicos. Nosso foco é sempre trazer a melhor condição de compra para os clientes, dessa maneira, os medicamentos genéricos são um de nossos fortes, pois possui um preço mais acessível ao consumidor e mantém a mesma qualidade e eficácia”, ressaltou.
Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em certo período, a alta nas vendas do comércio foi sustentada apenas por três setores, entre eles, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,7%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,9%). “Nos últimos meses sentimos um aquecimento das vendas e de procura de medicamentos pelos mais diversos tipos de clientes”, confirmou Bonatti, que atua ao lado da equipe com farmacêutico, balconista e caixa na Drogaria Total Anjo Miguel, na Rua 2-A, 505, Vila Aparecida.
No segmento de manipulação, um dos nomes mais conhecidos e de credibilidade em Rio Claro está a Pharmácia Cantinho da Terra, sob o comando da Farmacêutica Bioquímica Maria Angélica Malagutti Lima. “O interesse pela farmácia sempre esteve presente em mim. Gostava de histórias de alquimistas e boticários e, também, as histórias sobre curas pela ervas medicinais”, salientou a profissional, que é formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, UNESP, no ano de 1984.
De lá para cá, tem trazido para os clientes as principais inovações do ramo. A farmácia de manipulação Pharmácia Cantinho da Terra completa no próximo mês 35 anos de atuação: foi fundada em 4 de fevereiro de 1985. O seu primeiro endereço era na esquina da Rua 10 com a Avenida 9, no Bairro Boa Morte. Depois, em 1993, mudou-se para o endereço atual, na Av. 17, 559 – Saúde.
Em termos de farmácia de manipulação alopática, ela foi a primeira de Rio Claro, visto que as demais farmácias já existentes trabalhavam com drogaria também, ou ainda somente com manipulação de homeopáticos. “A Pharmácia Cantinho da Terra não trabalha com manipulação homeopática, trabalha com manipulação alopática, produtos naturais e fitoterápicos”, salientou a farmacêutica bioquímica.
Desde a fundação da farmácia, um dos critérios indispensáveis é a atualização. “Tenho procurado, juntamente com a minha equipe, me atualizar constantemente, tanto na parte técnica, quanto no atendimento ao cliente, no sentido de proporcionar as melhores experiências e confiabilidade nos produtos oferecidos. Buscamos sempre trazer novidades no setor cosmecêutico e suplementação nutracêutica para a melhora da qualidade de vida de todos que nos procuram”, explica Maria Angélica Malagutti Lima.
Outro diferencial é estar ainda mais presente e perto do consumidor com a criação da Loja Virtual, www.cantinhodaterra.com.br, que leva ainda mais comodidade, onde pode-se adquirir produtos e pesquisar as literaturas de todos os fitoterápicos e cosmecêuticos manipulados. O ano já começou com novidade e em fevereiro, quando se completa mais um aniversário, será implantado um novo programa de fidelidade para os clientes.
“Sempre antenada nos últimos lançamentos de produtos e serviços para manipulação de medicamentos e fitoterápicos, a equipe da Pharmácia Cantinho da Terra entra em 2020 com a certeza de várias mudanças positivas no setor, e trabalhando sempre para melhorar ainda mais as expectativas dos nossos clientes”, destacou a farmacêutica bioquímica Maria Angélica Malagutti Lima.
Manipulação alopática é quando se manipula medicamentos que são sintetizados, de origem química. Por exemplo: paracetamol, diclofenaco, dissódio, medicamentos controlados pela ANVISA, etc. Os medicamentos fitoterápicos são de origem natural, derivados de ervas medicamentosas.
Os medicamentos homeopáticos são específicos na sua preparação e podem ser de origem mineral, animal e/ou de plantas. Os suplementos encontrados no mercado podem ser de origem natural ou ainda sintéticos, como é o caso de algumas vitaminas. Já os cosmecêuticos (uso externo) podem ser feitos a partir de fitoterápicos (ex: jaborandi, calêndula) e/ou alopáticos (ex: ácido retinóico, ácido Tranexâmico).
Fotos: Divulgação