O Círculo Operário completa, no dia 29 de janeiro, 75 anos de trabalhos ininterruptos pela população da cidade de Rio Claro. Para comemorar, vai oferecer algumas atividades gratuitas e abertas a toda população de Rio Claro e microrregião. A programação começa no dia 28, às 9 horas, com a professora de yoga Aline Marafon, que dará um aulão de yoga especial para a terceira idade.
No mesmo dia 28, às 19h30, o professor Renan Riggo dará uma aula especial para quem precisa desbloquear o inglês. É comum que o aprendizado de uma língua estrangeira seja bloqueado por medos e até por desconhecimento. O professor irá apresentar mecanismos que facilitam esse desbloqueio e permitam a facilidade de acesso ao idioma.
No dia 29, os diretores receberão os associados e autoridades para o descerramento da placa comemorativa pelas Bodas de Diamante. Essa é a única atividade reservada apenas a convidados e sócios.
No dia 30, às 18h30, o Círculo convida para a formação do Grupo de Reeducação Alimentar e Emagrecimento. O grupo é algo que fortalece e auxilia no processo de emagrecimento, embora as atividades e a busca pelo controle de peso sejam individuais. Durante essa primeira aula, a nutricionista Mônica Marina irá abordar os principais aspectos que envolvem a vida saudável e os tópicos que serão abordados ao longo dos encontros.
A participação é gratuita, mas é necessária a inscrição prévia através do telefone (19) 3524 1173, e todos acontecem na sede da unidade na Rua 2, nº 1.117, Centro.
O Círculo Operário foi fundado em 1945 pelo pároco da Igreja Matriz São João Batista de Rio Claro e, no ano passado, adotou uma postura mais arrojada, em sintonia com as mudanças e necessidades dos associados e da população em geral. “Observamos o ser humano como um todo, por isso, não basta apenas oferecer serviços médicos, temos que ter alternativas que garantam o bem-estar das pessoas, contribuindo para uma vida mais saudável”, explica o presidente Sr. Cláudio Penteado.
Por esse motivo, o Círculo Operário oferece atendimento médico, serviços jurídicos, atendimento odontológico, atendimento ambulatorial, acupuntura, nutrição, cursos de idiomas e informática e, a partir de fevereiro, começam as aulas de yoga, aromaterapia e um grupo de reeducação alimentar.
Hoje, a associação atende mais de duas mil pessoas e sua história se mistura com o crescimento da cidade de Rio Claro. A ideia começou a ser gestada no ano de 1941, através do padre Sr. Antonio Martins e Silva, que pretendia fundar a “Casa do Operário”.
Passados quase quatro anos, o pároco quis ampliar os serviços, acompanhando a onda dos círculos operários cristãos que se expandiam por todo o Brasil, transformando em um Círculo Operário Rioclarense. A mudança de nome se deu em 29 de janeiro de 1945.
Atualmente, o Círculo Operário Rioclarense tem sua sede na Rua 2, entre as avenidas 1 e 2, em prédio inaugurado no ano de 1950.
O Círculo Operário Rioclarense vem assistindo os munícipes de Rio Claro e região desde a segunda metade da década de 40, até os dias de hoje. Sua diretoria é composta por associados e eleitos que realizam trabalho voluntário para que a entidade possa realizar seus ideais em prol de seus associados e interessados.
Foto: FETCESP