A Fundação Seade, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) apresentaram, no último dia 12 de dezembro, o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) 2014-2018, versão 2019.
Projeto iniciado em 2000, com o objetivo de orientar políticas municipais de desenvolvimento social e melhora na qualidade de vida de sua população, o IPRS compõe-se de quatro medidas. São três indicadores sintéticos setoriais: renda, escolaridade e longevidade; e uma tipologia constituída de cinco grupos, que resume a situação dos municípios segundo os três eixos considerados.
Os resultados divulgados mostram uma evolução do Estado de São Paulo, com uma diminuição dos municípios vulneráveis e um aumento dos dinâmicos.
No ranking, Rio Claro figura em 27º da Região Administrativa de Campinas, integrando o grupo intitulado como “Dinâmico”, que apresenta alta riqueza e longevidade e escolaridade média ou alta.
Segundo os dados, Rio Claro se destacou pelo aumento no índice de escolaridade, que aumentou de 55, em 2014, para 52 em 2016 e, finalmente, 63 em 2018. Quanto aos índices de longevidade e riqueza, os números se mantêm com pouca alteração nos últimos anos. Quanto à riqueza, em 2014 o índice era de 42, diminuiu para 40, em 2016, e voltou a crescer em 2018, com 41. Quanto à longevidade, aumentou de 69, em 2014, para 71 em 2016, e crescendo um ponto em 2018, chegando a 72.
NÚMEROS
DE RIO CLARO
RIQUEZA
– PIB per capita (R$ 48.706)
– Remuneração dos empregados formais e benefícios previdenciários, dividido pela população de 15 anos e mais (R$ 1.461)
– Consumo residencial de energia elétrica (2,1MWh)
– Consumo de energia elétrica na agricultura, no comércio e nos serviços (15MWh)
LONGEVIDADE
– Mortalidade perinatal, a cada mil nascidos (12,78)
– Mortalidade infantil, a cada mil nascidos vivos (9,69%)
– Mortalidade de pessoas de 15 a 39 anos, a cada mil pessoas nessa faixa etária (1,17)
– Mortalidade de pessoas de 60 a 69 anos, a cada mil pessoas nessa faixa etária (15,72)
ESCOLARIDADE
Proporção de alunos da rede pública com nível adequado nas provas de Língua Portuguesa e Matemática
– Média da proporção de alunos da rede pública, que atingiu pelo menos nível adequado nas provas de Língua Portuguesa e Matemática – 5º ano do Ensino Fundamental (74,37)
– Média da proporção de alunos da rede pública, que atingiu pelo menos nível adequado nas provas de Língua Portuguesa e Matemática – 9º ano do Ensino Fundamental (37,69)
– Taxa de atendimento escolar na faixa de 0 a 3 anos (48,8)
– Taxa de distorção idade – série no ensino médio (13,94).
Foto: Divulgação Arquivo