A Secretaria de Segurança Pública de Rio Claro divulgou que através do Sistema Detecta (LAP – Leitor Automático de Placas), conseguiu identificar o veículo e, consequentemente, o possível responsável pela depredação das decorações Natalinas na Praça Dalva de Oliveira.
De acordo com a pasta as medidas cabíveis para o caso já estão sendo adotadas pela administração.
O CASO
Câmeras de segurança registram ato de vandalismo
Era por volta de quatro horas da manhã do dia 1º de janeiro de 2020, quando um indivíduo estacionou seu carro, um Siena cor prata, em frente à Praça Dalva de Oliveira e desceu do veículo. Ele caminhou em direção à decoração natalina, que faz parte dos enfeites da Casa do Papai Noel, e em frente a uma das renas iluminadas, chutou seguidamente a cabeça de uma delas, deixando a peça totalmente destruída.
A ação pode ser vista pela Guarda Civil do Município a partir de uma das 23 câmeras de segurança instaladas em Rio Claro. Segundo Luis Fernando Godoy, comandante da GCM, as câmeras ajudaram a visualizar a ação o indivíduo, que desceu do veículo com o objetivo de danificar o patrimônio.
O Comandante conta ainda que a GCM foi acionada também por populares que se revoltaram com a atitude do indivíduo e que a viatura compareceu ao local. “Através das imagens estamos chegando ao autor do vandalismo. Vamos fazer um boletim de ocorrência e ele será arrolado por danos ao patrimônio público”, explica.
De acordo com Godoy, danos simples ao patrimônio público podem levar a até três meses de detenção, caso pego em flagrante. “Agora, vamos encaminhar à Polícia Civil. Juiz e promotor vão decidir a penalidade, se multa ou detenção”, destacou.
A Prefeitura informou que os enfeites já foram consertados.