Foi-se o tempo em que as cores eram expectativas para um ano novo melhor. Era assim que muita gente escolhia a roupa para passar a virada. De acordo com o que mais estavam buscando: amor, paz, dinheiro e por aí vai. “Para mim, tudo isso é mito”, disse Taty que, neste ano, vai fugir do tradicional branco. “Estou decidindo o vestido, porém, este ano vou optar por cores mais fortes. Nosso interior é que faz com que comecemos bem o ano”, completou.
A contato comercial Patrícia Pedro seguiu por muitos anos a tradição das cores e seus significados. “Admito que já utilizei as mais diversas cores de roupas por ocasião da virada de ano, só que, independentemente da cor por mim escolhida, nunca senti a mínima diferença. Até que um dia optei pelo preto e também nada mudou. Para este ano, a opção foi meramente por questão de gosto, sem pensar ou idealizar algo em função daquilo que irei trajar. Muito do que está por vir depende de nossas ações, sem que haja, necessariamente, alguma ligação com a cor a qual selecionamos na passagem do ano”, declarou.
A corretora de imóveis Luciana Cruppi Marcos vai passar à beira-mar, na cidade de Itapema – SC, para onde se mudou recentemente. O mar é a escolhe de muita gente para a virada e também de forma que atraia coisas positivas. Luciana, apesar de escolher o branco por tradição, não se deixa levar pelas superstições de local ou cores. Para ela, o que influencia mesmo é a reflexão das ações e comportamentos. “Suas escolhas do dia a dia fazem mais diferença. Nada muda se as atitudes não forem diferentes”, analisou.
Paz e esperança estão entre os desejos da comerciante Patrícia Carolino, que vai usar branco e verde, mas, apesar das escolhas, também não se prende a crendices. “Acredito que pensamentos bons atraem coisas boas. A cor que você usar pode até mostrar para as pessoas o que você quer, mas você tem que transmitir. Eu estou positiva e com muita esperança”, disse.
Já a procura por peças íntimas tem aumentado. De acordo com a comerciante Angélica Basso, as cores com mais saída são o branco, amarelo, rosa e vermelho.
Em outra loja de Rio Claro, a procura tem sido variada. “Amarelo, branco e vermelho são as cores mais procuradas, pelo menos aqui na loja, no caso de confecção. Já nos calçados, a procura é muito grande por itens brancos, prateados e dourados”, comentou a gerente comercial Camila Mayrink.
Branca ou colorida? Saiba como passar a virada de ano
Para Danielle Kono, consultora de estilo e co-founder do Brechó Agora é Meu, a máxima ‘ano novo, roupa nova’ não cabe mais no atual cenário econômico e social. “A moda circular está em alta, ajuda o planeta, é mais barata e democrática. Além disso, é possível garimpar as peças que já existem e dar uma cara nova usando, cores, acessórios e, claro, a criatividade”, argumenta. Para quem vai seguir pelas cores, confira as dicas das especialista.
Branco
A cor simboliza pureza, paz e tranquilidade. Ideal para um ano mais calmo. “All white nunca é over”, aposta a especialista. Mas é preciso ter atenção às peças íntimas, para que elas não apareçam.
Azul
Seus tons mais claros também transmitem tranquilidade, leveza e, consequentemente, atraem essas sensações para a vida de quem os veste, sendo uma ótima opção para começar 2020 com o pé direito.
Rosa
Conhecida como a cor do amor, inspira romantismo, mas também afetividade, sendo assim, é indicada para quem deseja um ano com amigos por perto, família unida e também um amor. “Segundo a Pantone, a cor coral será a tendência do novo ano”, ressalta Danielle.
Amarelo
Para os que precisam dar uma melhorada na conta bancária no ano que está por vir, um look amarelo ouro é a escolha perfeita. Acessórios dourados também podem ser usados, inclusive com peças de outras cores, como o branco, por exemplo.
Verde
Perfeita para quem busca um recomeço e equilíbrio emocional. “Para quem ainda quer estar na moda nesta noite especial, a dica é apostar no verde menta, que também estará em alta no verão”, indica a consultora.
Vermelho
Cor da paixão, mas que também pode significar propósito. Ou seja, é a escolha mais indicada para quem quer dar um ‘up’ na vida profissional.
Foto: Diário do Rio Claro