O primeiro dia de um ano novo é um dos únicos que a população se depara com praticamente todos os estabelecimentos fechados. E se falar em restaurantes, pode preparar a ceia da virada e o almoço do dia seguinte, pois a maioria estará, sim, sem atendimento. Os motivos são vários, desde o descanso para o funcionário, até a falta de mão de obra para a data. O proprietário de um estabelecimento que fica na Avenida da Saudade opta por não abrir, pensando mesmo nos colaboradores. “Estaremos fechados do dia 30/12 a 2/01. É um descanso pelo mês de dezembro, que é bem mais puxado”, disse o empresário Marinho Panzica.
A dificuldade em mão de obra foi apontada por um outro restaurante. “No passado, até abríamos e tínhamos um público considerável, muita gente procurava para almoçar, porém, organizar a escala de funcionários que compareciam para o trabalho na data era complicado, então para manter nossa credibilidade e não deixar a desejar no atendimento, optamos por não abrir mais nos últimos anos. Funcionaremos no dia 31, até às 16 horas, mas não no dia primeiro”, disse o nutricionista Luís Paulo.
Um restaurante tradicional na região central também não terá atendimento no dia 1º de janeiro. Outro que também fica no Centro não terá atendimento.
Para o gerente de restaurante Augusto Schimidt Filho, é uma das únicas datas em que o restaurante não funciona, priorizando o bem-estar também dos funcionários. “Trabalhamos o ano todo de domingo a domingo, são as únicas duas datas do ano que não abrimos. Natal e Ano Novo, preferimos que cada um tenha o momento com suas famílias”, comentou.
O restaurante Bravi Gastronomia também não funciona neste fim de ano, entrando em recesso do dia 29 de dezembro a 10 de janeiro.
ABERTURA
Mas quem decidir sair para almoçar fora no dia 1º pode optar por churrascarias. “Iremos abrir como todo ano, e graças a Deus sempre temos um bom movimento, seja da população de Rio Claro ou de quem já está retornando para casa e para em nosso estabelecimento, que fica na rodovia. Vamos abrir no dia 31 e 1º para almoço”, disse a proprietária da Churrascaria Confiante, Lilian Fischer.
Paulo Canton, que administra a Churrascaria Estância Gaúcha, o dia 1º de janeiro é uma ótima opção para ambas as partes. “Recebemos, sim, um grande público na data, por isso optamos por abrir”, avaliou.
A Churrascaria Caçador, que fica no Jardim Novo, também terá funcionamento no dia 31 no almoço e jantar, das 19h30 até 23 horas, e na quarta-feira (1º) para almoço, a partir das 11h30.
OPÇÕES PARA VIRADA
CORUMBATAÍ – A Praça Central do município recebe um grande Show da Virada, no dia 31, com som eletrônico, dois telões, local coberto. Até a meia-noite: músicas internacionais, rock, MPB e samba. Depois da meia-noite: sertanejo, forró e sofrência. Município realiza ainda a tradicional São Silvestre, com largada às 17 horas do dia 31 de dezembro, em frente à Prefeitura.
LA SE7E – Na terça-feira (31), a partir das 22 horas, tem Reveillon Open Bar. Endereço: Avenida 14, 2.121.
VILLA RAIZ – Na terça-feira (31), a partir das 21 horas, tem Reveillon com Andrés & Leandro e Dany Santoro. Endereço: Avenida 24, 1.137, Santana. CINEMA – As salas de cinema do Shopping Rio Claro também funcionarão no dia 1º de janeiro, com a primeira sessão às 14h20 e a última às 21 horas
Foto: Hércules Marcos