O município de Rio Claro foi contemplado pelo Ministério da Cidadania com a continuidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), programa de segurança alimentar e nutricional que consiste na compra de alimentos dos agricultores familiares para doação a entidades cadastradas.
O programa já é executado pelo município e para 2020 a continuidade está garantida pelo governo federal, inclusive com limite financeiro mantido. Serão destinados a Rio Claro R$ 400 mil para que a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social faça a aquisição dos alimentos que os agricultores pactuarão em chamada pública. Entre os alimentos adquiridos estão variedade de frutas, verduras, legumes, gêneros secos (arroz e feijão) e produtos de origem animal (mel e ovo).
O PAA tem dois grandes objetivos, que são manter o agricultor familiar no campo, por meio da compra de alimentos por eles produzidos, e garantir o direito humano à alimentação adequada, com a doação de alimentos saudáveis a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“A aquisição dos alimentos é feita pela prefeitura, o pagamento efetuado pelo governo federal diretamente ao agricultor e os alimentos são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos Cras, Banco de Alimentos ou por entidades cadastradas”, explica Érica Belomi, secretária de Desenvolvimento Social.
Foto: Reprodução Redes Sociais