Nesse domingo (22), após denúncia GGIM (Centro de Atendimento da Guarda Civil Municipal), a viatura 412 compareceu à Avenida M-37, no bairro Jardim Floridiana, para averiguar um descumprimento de Medida Protetiva. No local, foi encontrado o indivíduo no qual consta contra o mesmo uma medida protetiva.
Ele foi localizado no quintal onde pulou o muro para ter acesso ao local. A mulher informou que conseguiu a medida protetiva após várias ocorrências de ameaça feitas por seu filho. Diante dos fatos, foi encaminhado o indivíduo até o plantão policial, onde foi apresentado à Autoridade de Plantão, sendo efetuada sua prisão em flagrante.
Uma outra denúncia levou a viatura Maria da Penha até o bairro Jardim Araucária para verificar mais um descumprimento de Medida Protetiva. Pelo local se encontrava a vítima, que informou que seu filho estaria no quintal de sua casa descumprindo, assim, tal decisão judicial. Diante dos fatos, foi encaminhado o mesmo para a Autoridade de Plantão Policial, onde foi decretada sua prisão.
NÚMEROS
Segundo o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, somente de janeiro até abril deste ano foram quase 30 mil Medidas Protetivas concedidas no estado, que obrigam o agressor a respeitar as determinações. Em todo o estado, em 2017, o total de medidas que obrigam o agressor a cumprir as determinações de várias formas foi de 81.850. Em 2018, o número já está em 29.142 medidas concedidas. Já as medidas protetivas a ofendidas ou dependentes chegaram a 83.229.
PATRULHA
Logo que foi implantada, há um ano, a Patrulha Maria da Penha acompanhava 40 mulheres, hoje são 370. A Patrulha Maria da Penha atende mulheres vítimas de violência que possuem medida protetiva, realizando visitas periódicas e acompanhamento para verificar se as medidas protetivas estabelecidas pela Justiça estão sendo cumpridas.
Foto: Divulgação/Arquivo