Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e contratada pela Apeoesp confirma o crescimento no percentual de estudantes e professores de São Paulo, que acabam alvo de agressões nos estabelecimentos de ensino. O levantamento ainda conclui o avanço nos casos de bullyng e discriminação. A pesquisa aponta que, em 2019, 22% dos estudantes e 16% dos professores denunciam situação crítica. Se comparados com 2017, quando os índices respectivos eram de 13% e 8%, perceberemos o avanço.
E muito. Assusta, no caso dos professores, o alto índice de entrevistados que declararam terem sido alvo de agressão verbal. Cerca de 48%, ou seja, praticamente metade dos docentes já foram agredidos verbalmente. A conclusão em cima dos números é de que o ambiente de hoje nas escolas está longe do ideal para professores, estudantes e outros envolvidos. Diariamente assistimos pelo Brasil noticiário de agressões e brigas que envolvem os citados.
Preocupa ainda mais quando são alunos e professores que se alternam entre vítimas e acusados. E, neste caso, pais e responsáveis têm participação direta. Principalmente quando não respaldam os professores em suas ações ou abonam atos agressivos do filhos. Isso quando não são pais e responsáveis os agressores. Cenário triste para um País que vê a Educação como uma prioridade, mas que não trata o tema como deveria.
CURTINHAS
Roubo contra o Presidente da Câmara Municipal foi pauta (ou fofoca) de discussão ao longo da semana.
Longe de se discutir os méritos do político, quando se torce pela bandidagem, sugere estar do lado do mal.
Bandido bom, é bandido preso.
E não importa o cargo ou função que ocupa a sua vítima na cadeia social.
A criminalidade no Brasil avança e todos somos alvos em potencial.
Comemorar hoje, pode sugerir chorar amanhã.
Seguem as melhorias no Jardim Público central.
Nova iluminação está sendo comemorada.
Readequação das barracas do comércio local é um tema que merece discussão.
Como sugestão para o Poder Público, uma base da GCM ajudaria, e muito.
Assim como incentivar o comércio gastronômico noturno.
Com a aprovação em queda, Tite está com o cargo ameaçado à frente da Seleção Brasileira.
Nenhuma surpresa se o 2020 for de oportunidade para Jorge Jesus no selecionado canarinho.
Brasil que no próximo ano começa a disputar as eliminatórias para o Mundial.
Fim da taxa de iluminação foi o presente de Natal do Governo Municipal.
Bom para o bolso do contribuinte, ruim para a oposição.
No eterno confronto de oposição e situação, cancelamento da taxa chega aos “45 minutos do segundo tempo”.
Daí, não agradou a todos.
Sobre embate político, “greve dos caminhoneiros” furou por falta de informação.
Na dúvida sobre o direcionamento político a ser adotado, movimento não teve efeito desejado.
Mas, segundo a categoria, existe um “estado” de alerta entre os caminhoneiros.
Ainda em relação às rodovias, radares móveis voltam a ameaçar.
Prazo para que a Polícia Rodoviária Federal retome a utilização vence no dia 23 de dezembro.
Ao estilo de que uma vida não tem preço, multas podem sair na “promoção”.
Crise econômica afasta o Papai Noel das ruas.
Ou seria o medo da utilização do vermelho?
Em Cordeirópolis, Natal entra no ritmo do Carnaval.
Tem desfile e agrada os moradores.
Inclusive rio-clarenses, que assim como o Carnaval, marcaram presença.
E mais uma vez como protagonistas.
Banco Central quer cliente de um banco podendo acessar serviços de caixa de outro estabelecimento.
Medida está sendo analisada pelo mercado financeiro.
Algo próximo da antiga “Rede Verde e Amarelo”, que permitia saques em diferentes bancos.
Receita Federal liberou na segunda-feira o último lote de restituição do IR 2018.
Bom para quem recebeu o dinheiro com juros, ruim para quem caiu na malha fina.
Fim de ano e aumenta o número de “malabaristas” nos semáforos de Rio Claro.
Crise segue firme e forte.
Exemplo de crise, a redução no consumo da carne vermelha.
Suínos e aves são as melhores opções.
Situação anda tão complicada que tem gente querendo troco na hora de retribuir o “boas festas”.
Pelo menos no caso do IPVA 2020, a expectativa fica pela redução em 3,54% nos valores.
Mas nada que compense o pagamento em “duplicidade”, quando o motorista paga pelo IPVA e pedágios.
O calendário do vencimento do IPVA começa no dia 9 de janeiro de 2020.
Bom reservar parte do 13º salário.
Isto para quem receber!
Neste Natal, adote uma cartinha, adote um cão de rua, enfim, faça qualquer coisa para ajudar.
Só não precisa ficar fazendo publicidade do fato.
De olho nas eleições de 2020, tem muito político fazendo promessa ao “bom velhinho”.
Prometem, mas não convencem.
Nem aos duendes.
Em resumo, o Natal significa o nascimento de Jesus Cristo.
Pouco comparado aos exageros da ceia e à troca de presentes, entre outros.
Leitor questiona por que em obra pública tem muita gente fiscalizando e poucos trabalhando.
Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal. Salmos 37:35 / Boas Festas!
Fim de ano que se aproxima e o clima de comemoração toma conta das pessoas. Embora a crise financeira de 2019 tenha afetado o bolso do brasileiro, a previsão é que o Natal e o Ano Novo, como sempre, sejam festejados. Pesquisa de mercado ajuda com os presentes e até na composição da tradicional ceia. É preciso se adaptar. Como dizem, sabendo usar, não vai faltar.
O amigo secreto é uma opção de economia nas lembranças, enquanto a readequação do cardápio ajuda nos gastos com a culinária. Produtos com preços elevados podem e devem ser evitados. De olho no período, comerciantes e consumidores precisam se entender na relação oferta e procura. Dados apontam que os preços oscilam e, quem pesquisa, sai ganhando. Mas cuidado, o barato pode sair caro. O ideal é preço e qualidade. Criatividade, nestas horas, pode ajudar, e muito.
TRÂNSITO:
Um velho problema no trânsito de Rio Claro tem sido tema de discussão. Fica por conta das dificuldades encontradas pelos motoristas em cruzamentos, entre ruas e avenidas, onde a visão acaba encoberta por veículos que param próximos das esquinas. Casos pontuais e que merecem correção.
ACIDENTE:
Geralmente nas esquinas, os veículos precisam “ultrapassar” pontos de segurança para garantir que o motorista tenha visão.
FATO:
É o momento onde ocorrem os acidentes, pois quem vem pela preferencial não consegue evitar o contato.
POLÊMICO:
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, destacou a importância da Operação Lava-Jato contra a corrupção, mas diz que a ação “destruiu empresas”.
CRISE:
Para o ministro, em que pese as prisões, em países como EUA e Alemanha a ação da Lava Jato não teria o efeito destrutivo nas empresas envolvidas.
PREÇO:
A redução nos preços dos combustíveis no Brasil passa pela quebra do monopólio da Petrobras, afirma o presidente da República, Jair Bolsonaro.
Fruto da discórdia neste final de ano em Rio Claro passa pela decoração de Natal adotada pelo Executivo. Muitas críticas, principalmente em relação às árvores de Natal espalhadas pelo município. Para incrementar o cenário negativo, são publicadas nas redes sociais fotos de outras cidades, com comparação entre as decorações.
Tem quem vai mais longe e faz a opção por comparar com antigas opções da Cidade Azul, que também foram alvo de críticas, como os anjos em branco que eram colocados no Jardim Público e obras com garrafas pets. Se entende a dificuldade do Poder Público em bancar melhores adereços, mas se permite ao cidadão sugerir algo que traga mais brilhos aos olhos. Uma dica seria incentivar a parceria com o setor privado. Difícil, mas, sim, possível.
CURTAS
Bônus natalino causa dor de cabeça aos servidores públicos da Assembleia Legislativa. Depois que a Mesa Diretora instituiu o bônus, a Justiça determinou a suspensão do benefício extra de R$ 3,1 mil no vale-alimentação. Mas a decisão chegou atrasada e a verba já tinha sido creditada. No último dia 17, a Alesp resolveu anular o ato, revertendo o crédito. Em resumo, quem gastou, vai ter que devolver em janeiro.
Um grupo de 26 deputados federais do PSL resolveu buscar no Tribunal Superior Eleitoral o direito de deixar a legenda, sem perder o mandato. São parlamentares que apoiam o presidente da República, Jair Bolsonaro, e contam com a “justa causa” para não ficarem “desempregados” politicamente. A hipótese de saída, para a criação da “Aliança pelo Brasil”, por enquanto está descartada. O STF não deu prazo para uma decisão.
Completou na última segunda-feira, dia 16, um ano da prisão de João Teixeira de Faria, o João de Deus, de 78 anos, naquele que é apontado como o maior caso de abuso sexual contra mulheres no Brasil. São pelo menos 150 vítimas que foram atacadas durante atendimentos espirituais. Promotores que atuam no caso afirmam que jamais se imaginava as dimensões que as investigações tomariam. João de Deus sempre negou as acusações.
Como previsto, o Rio Claro Basquete segue em recuperação dentro do NBB. Duas importantes vitórias contra Franca e São Paulo colocam o time rio-clarense na mira dos rivais. Antecipamos a necessidade de se dar tranquilidade ao time que, com reforço pontual, reage e pode crescer mais. Pena que o tempo joga contra em relação à Copa Super 8, com os oito melhores do primeiro turno.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, vai entrar o 2020 priorizando as redes sociais no formato de comunicação com o seu eleitorado. Uma forma de ter o controle da comunicação e evitar qualquer tipo de privilégio aos grandes veículos de comunicação. Termina o ano com cerca de 140 vídeos publicados no Facebook, a grande maioria no segundo semestre. Gratuito e que tem dado retorno.
Ainda em relação às redes sociais, Bolsonaro diz que vai vetar artigo que triplica a pena para crimes de injúria cometidos pela internet. Segundo o Presidente, a “internet é território livre”. Bolsonaro, que defende a liberdade de imprensa, mas esquece que o fake news das redes sociais nem sempre atua de forma democrática. Uma liberdade que, sem controle, pode trazer prejuízos e mentiras!