A fila no entorno ao cartório da 288ª Zona Eleitoral, na manhã dessa terça-feira (17), chegava a quase dois quarteirões. Muita gente deixou para a última semana para regularizar o título de eleitor e fazer a biometria.
Segundo Guilherme Taufic, chefe do cartório da 110ª zona eleitoral, o tempo de espera tem sido em torno de duas horas. Ele explica que os cartórios estão entregando senhas limitadas para os não agendados, de acordo com a capacidade diária de atendimento.
Quem tentou realizar o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral, percebeu que não há vagas para agendamento nos cartórios da 110ª ZE e 288ª ZE, somente para a 245ª ZE, com datas disponíveis somente para março do ano que vem.
Ao Diário, Taufic informou que “quem comparecer aos cartórios entre janeiro e abril do ano que vem já estará com o título cancelado, mas poderá regularizar. Entretanto, enquanto o título não for regularizado, pode haver bloqueio do CPF”, alertou.
O prazo final para a realização da biometria acaba nesta quinta-feira (19), sem prorrogação. Em Rio Claro, os eleitores estão convocados a fazer a biometria em caráter obrigatório.
Consequências graves
Com o título de eleitor cancelado, o cidadão tem o CPF bloqueado e não pode conseguir empréstimos e financiamentos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades.
Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público, conta bancária e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF bloqueado. Vale ressaltar que o CPF não é cancelado, mas sim bloqueado.
Documentos necessários
Para a realização da biometria é preciso documento de identidade, comprovante de endereço recente e título eleitoral, se tiver. O procedimento não tem custos, a não ser que o eleitor não tenha votado em eleições anteriores. Vale destacar que o cadastramento biométrico também é obrigatório para maiores de 70 anos.
Endereços:
110ª ZE – Rua 8, 819, avenidas 5 e 7.
288ª ZE – Avenida 13, 634, ruas 5 e 6.