De acordo com o registro da Secretaria de Segurança Pública, até o mês de setembro, dez policiais militares morreram durante o trabalho e 11 em suas folgas. Os dados não apontam as causas da morte.
Outra estatística que consta na 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2018, 343 policiais civis e militares foram assassinados; desse número, 87 estavam em serviço.
REGIÃO
No sábado (14), a região teve mais uma perda com a morte do Soldado PM Vinicius da Silva de Melo, pertencente ao 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Piracicaba. A Polícia Militar, com pesar, informou o falecimento do Soldado Melo, que estava em patrulhamento com o Cabo Rubens, quando suspeitaram dos ocupantes de um veículo no bairro Alvorada.
Após um breve acompanhamento para realizar a abordagem, um dos criminosos desembarcou atirando com um fuzil contra a equipe. O Cabo PM Rubens foi atingido no braço e, o Soldado PM Melo, na cabeça.
Os policiais foram socorridos para a Santa Casa de Piracicaba, mas infelizmente o Soldado Melo não resistiu ao ferimento, onde faleceu após o atendimento médico.
O Soldado Melo nasceu em Santos, litoral de SP, mas residia na cidade de Piracicaba. Deixou a esposa e dois filhos, um de quatro anos e o outro de seis.
O acusado de matar o policial também acabou morrendo na tarde de sábado (14), após trocar tiros com policiais do Comando de Operações Especiais (COE). O criminoso já tinha outras passagens pelos meios policiais por roubo.
HOMENAGEM
Na noite de sábado (14), uma homenagem ao Policial Militar Soldado PM Vinícius da Silva Melo foi realizada na Praça José Bonifácio, em Piracicaba, e marcou a despedida do PM. Marcaram presença amigos da corporação, militares da cidade e da região, familiares, o secretário de Estado da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos; comandante do CPI-9, coronel/PM Érico Hammerschimidt; e o comandante do 10° Batalhão, tenente-coronel Rodrigo Eval Arena, além de diversos populares.