Rio Claro quer que o novo serviço de distribuição de gás de cozinha encanado que está chegando ao município também crie novas oportunidades de trabalho. Em conversa na sexta-feira (13) o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, solicitou ao diretor do Senai, Marcelo Costa, que a unidade de ensino profissionalizante implante na cidade curso de instalador de gás. O Senai vai avaliar o pedido.
“Novos padrões de serviços podem significar novas opções de emprego”, comenta Juninho. “Como é referência essencial na formação de nossos jovens, um curso de instalador de gás oferecido pelo Senai teria aulas de excelente qualidade”, acrescenta, destacando que foi muito bem recebido em sua visita à unidade, onde esteve acompanhado do gerente regional do Ciesp Rio Claro, João Zaine. O coordenador do Senai de Relacionamento com a Indústria, Ronaldo Oliveira, também participou da reunião.
O pedido do prefeito foi feito porque a empresa Comgás está fazendo investimentos no município voltados à implantação de rede de tubulação para distribuir gás canalizado às residências. A perspectiva é de que com esse serviço passe a haver demanda para instaladores de gás, uma vez que no interior das casas as adequações para a interligação à rede ficarão por conta dos moradores.
A criação de vagas de emprego e a ampliação das opções de formação são dois setores que recebem grande atenção da prefeitura, inclusive nas parcerias com o setor privado e outras esferas de governo. Desde 2017 o município concedeu benefícios em 49 contratos assinados do programa de incentivos fiscais de Rio Claro, o Proderc, no total de mais de R$ 292 milhões de investimentos na cidade e criação de 1.719 postos de trabalho. Também a partir de 2017 Rio Claro ganhou curso de medicina, que tem parceria com a prefeitura para reforma de unidades da rede de saúde municipal, e passou a contar com unidade da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que chegou ao município a partir de parceria da administração estadual com o governo municipal.