Inicialmente, destacamos uma contribuição da Oscip de valor imensurável: a idealização da lei municipal nº 3.886, de 22 de outubro de 2.008, intitulada “Dia do Rio Corumbataí”, ferramenta indispensável para a elaboração de inúmeras ações em prol deste manancial que hoje é responsável pelo abastecimento público de mais de 700.000 pessoas.
A Oscip IPSA, desde 2.001, vem trabalhando nas cabeceiras do rio Corumbataí, preocupada com a frequente diminuição da vazão do rio, em parte, ocasionada pela diminuição da mata ciliar, aumento da área de cultivo da cana de açúcar, acesso do rebanho bovino às margens dos recursos hídricos, dentre inúmeros outros problemas.
Por inúmeras vezes, foram realizadas vistorias na área a montante do município de Analândia, onde inicialmente foram visitadas 22 propriedades pertencentes a 3 micro-bacias, numa área não inferior a 3.000 hectares.
Em outubro de 2.013, fomos convidados pelo sr. Sérgio Razera (Diretor Administrativo e Financeiro da Agência das Bacias PCJ) para que indicássemos uma área prioritária para a preservação ambiental dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí.
Indicamos novamente o berço das águas de nosso rio Corumbataí, e agora tínhamos a aprovação da Câmara Técnica de Recursos Naturais (CTRN), a Agência PCJ E O gaema (Ministério Público de Piracicaba).
Aquela pequena semente germinada em 2.009 foi ano após ano crescendo e hoje está produzindo seu primeiro fruto chamado “NASCENTES DE ANÂLANDIA”.
ORIGEM DO RIO CORUMBATAÍ
Da principal nascente do córrego Corumbataí até sua foz, no encontro com o córrego Estrela, são 8.500 metros de extensão;
Deste ponto em diante, com a união dos 2 córregos, nasce o RIO CORUMBATAÍ;
Até a jusante da área urbana do município de Analândia, o rio Corumbataí tem um aumento considerável de sua vazão através de seus afluentes: córrego Santa Terezinha, córrego Goiabal e Córrego do Cavalheiro.
A micro bacia do córrego do Cavalheiro foi escolhida como a área principal do projeto porque seria a primeira micro bacia após o divisor de águas da Bacia PCJ.