Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Plantão da biometria acontece neste fim de semana
Os cartórios eleitorais de Rio Claro irão funcionar em regime de plantão neste sábado (7) e domingo (8). O objetivo da ação é facilitar o atendimento do eleitor que não tem disponibilidade durante a semana, quando os cartórios atendem todos os dias, das 9 às 18 horas. A Biometria Obrigatória se encerrará no dia 19 de dezembro, sem prorrogação.
O agendamento é realizado no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br), mas não é obrigatório. Em Rio Claro, os eleitores estão convocados a fazer a biometria em caráter obrigatório. Faltando pouco para o fim do prazo, ainda não tiveram as digitais coletadas 39.715 dos 151.753 eleitores da cidade (26,17%). O ritmo lento do cadastramento preocupa a Justiça Eleitoral.
O receio é de concentração da demanda no final do prazo, causando tumultos e demoradas filas. Por isso, é importante o comparecimento imediato, com extrema urgência, para impedir o cancelamento do título. Documentos necessários: Documento de identidade, comprovante de endereço recente e título eleitoral, se tiver. Maiores de 70 anos também precisam fazer a biometria. Endereços: 110ª ZE – Rua 8, 819, avenidas 5 e 7; e 288ª ZE – Avenida 13, 634, ruas 5 e 6.
Conclusão
A Vale concluiu a descaracterização da barragem 8B, localizada na Minas de Águas Claras, em Nova Lima (MG). Segundo a mineradora, a estrutura operou de 1974 a 2002 e estava inativa desde então. A capacidade de armazenamento era de 300 mil metros cúbicos. A descaracterização é um processo que encerra em definitivo o uso de uma barragem, que deve ser estabilizada e reincorporada ao relevo e ao meio ambiente.
As obras na 8B tiveram início em 17 de maio. “O objetivo é que nos próximos três anos todas estejam descaracterizadas ou com o fator de segurança adequado, sem oferecer risco às comunidades e municípios localizados abaixo das estruturas e ao meio ambiente”, informou a mineradora.
É a primeira das nove barragens cuja descaracterização foi prometida pela Vale quatro dias após a tragédia de Brumadinho (MG). Na ocasião, uma de suas estruturas na Mina Córrego de Feijão se rompeu, causando mais de 250 mortes.
Pesquisa
No Brasil, o número total de alunos que frequentam cursos de especialização de nível superior vem aumentando desde 2016 e a sua grande maioria frequenta cursos em instituições privadas (88%). Nos últimos quatro anos, houve um crescimento de 74% puxado pela rede privada, que aumentou 80% contra 41% na rede pública.
Os dados foram divulgados nessa sexta-feira (6) pela pesquisa Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, um levantamento inédito elaborado pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior) sobre o cenário dos cursos de pós-graduação lato sensu nas instituições de ensino superior públicas e privadas e traz ainda um perfil dos alunos matriculados nesses cursos.