Confira as últimas notícias do Plantão Policial
Acusado de latrocínio é trazido para Rio Claro
O homem acusado de participar do latrocínio do Cabo Garcia, no dia 5 de novembro, e que estava detido na cidade de Cianorte, no Paraná, chegou a Rio Claro na tarde dessa quinta-feira (5). Segundo o delegado Alexandre Socolowski, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a polícia aguardava a chegada desse detido no Paraná para esclarecer outros pontos do caso, inclusive dar pistas sobre a localização do terceiro envolvido no crime e que segue sendo procurado.
Operação São Paulo Mais Seguro mobiliza mais de 16 mil policiais militares
A Polícia Militar desencadeou, desde às 5 horas de quinta-feira (5), a Operação São Paulo Mais Seguro em todo o Estado de São Paulo, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. A operação conta com a mobilização de 16.447 policiais militares, com o emprego de 7.345 viaturas e 12 helicópteros, distribuídos em 1.350 pontos. As equipes estarão em locais estratégicos, apontados pelo serviço de inteligência da PM, para sufocar possíveis ações de criminosos.
Deic prende importante membro de organização criminosa em Paulínia
A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prendeu o principal agenciador de negócios de uma organização criminosa. De origem portuguesa, o criminoso foi capturado em Paulínia, região de Campinas. Os trabalhos investigativos, de inteligência e de campo foram realizados por agentes da 2° Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat). A equipe descobriu as atividades do criminoso após prender outro importante membro da facção, em agosto deste ano. A princípio, o português aparecia como doleiro.
Depois, foi revelada uma relação muito mais participativa dele nas atividades criminosas. Segundo o apurado, o preso, devido ao conhecimento adquirido na compra e venda de dinheiro, passou a funcionar como um agenciador de prestação de serviços. O homem conhecia as atividades comerciais dos criminosos e passou a resolver, principalmente, problemas de logísticas e lavagem de dinheiro. Ele agenciava aviões para transporte de drogas das principais regiões produtoras.
Também carregava armas para abastecer os integrantes da organização e dinheiro de outros países para o Brasil utilizando aeroportos em cidades próximas à capital paulista. A ação que culminou na prisão do agenciador teve início na segunda-feira (2) e terminou ontem. Além da captura, os policiais conseguiram apreender veículos de luxo, cocaína, armas e nove aeronaves que faziam parte de uma frota para o transporte das substâncias, armamento e dinheiro.
Rio Claro realiza campanha Fique Antenado com distribuição gratuita de antenas anticerol
O município de Rio Claro realiza no sábado (7) mais uma ação da campanha Fique Antenado, de orientação, conscientização e segurança no trânsito para motociclistas. A atividade terá distribuição e instalação gratuita de antenas corta linha, que previnem acidentes com cerol e linha chilena.
Também serão distribuídos à população panfletos educativos sobre o tema. A ação será realizada das 9 às 13 horas, no cruzamento da Rua 4 com a Avenida 1, no entorno do Jardim Público, localizado na região central da cidade.
Governo de SP entrega 100 bicicletas elétricas para a Polícia Militar
O Governo de São Paulo entregou, nessa quinta-feira (5), 100 bicicletas elétricas para a Polícia Militar ampliar o policiamento com bikes na Capital e Grande São Paulo – o “Bikepol”. Na ocasião, a Instituição também recebeu 100 drones para auxiliar as atividades policiais por meio da captação de imagens em tempo real e com transmissão direta ao Centro de Operações da PM (Copom). “A polícia de drones se mostrou um êxito em ação preventiva e no apoio à inteligência. Além disso, iniciamos o Bikepol quatro meses atrás para utilização em núcleos metropolitanos.
Agora, temos 200 bikes que vão ser usadas no sistema preventivo na Capital e em outras cidades da região metropolitana”, disse o governador. Durante a solenidade, que aconteceu na sede do Palácio dos Bandeirantes, foram expostas 50 bicicletas elétricas prontas para serem utilizadas pelos policiais. Os veículos são fruto de doação da iniciativa privada e foram fabricados por uma empresa nacional.
Eles serão distribuídos em todas as regiões do Estado e equipados com o sistema de motorização direct drive, entregando 350Wh. Além disso, o motor é alimentado por bateria de 36v e 14,5ah e as bicicletas acompanham itens tradicionais, como farol, luz de freio, buzina e retrovisores. Com a nova aquisição, 200 bikes elétricas passam a colaborar com a segurança dos paulistanos até o final do ano, assim como prometido pela atual gestão.