Com lápis e papel nas mãos, alunos da rede municipal de ensino de Rio Claro usam a criatividade para desenhar um mundo com respeito e preservação ao meio ambiente. Com o objetivo de estimular essa reflexão, a BRK Ambiental – responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Rio Claro -, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza anualmente um concurso que reúne desenhos que esbanjam imaginação e talento.
Neste ano, o tema do concurso foi “Como o saneamento transforma a minha cidade? BRK Ambiental: tratando bem do que você não vê, para valorizar o que você vê”.
Alunos do ensino fundamental de quatro escolas da rede pública – E.M. Prof(a) Sueli Ap. Marin, E.M. Celeste Calil, E.M. Ângela Mônaco Perin Aily e E.M. Marcelo Schmidt – não mediram esforços e capricharam na participação. “As propostas dos desenhos e o conteúdo abordado pelos alunos em seus trabalhos nos surpreenderam mais uma vez, numa demonstração concreta de consciência sobre a importância do esgotamento sanitário para o ambiente”, comenta o responsável pela área de Meio Ambiente da BRK Ambiental em Rio Claro, Felipe Lara.
O concurso utiliza o desenho como critério de seleção por ser uma das manifestações mais importantes no desenvolvimento global da criança, comenta o coordenador de educação ambiental da Secretaria de Educação, Edson Norberto de Andrade. “O desenho é a relação mais próxima do objetivo que se quer atingir. É a forma mais sincera do aluno em expressar seus pensamentos e sentimentos”, diz.
O Calendário Ambiental é uma das ações desenvolvidas pela BRK Ambiental diante de seu compromisso com a qualidade de vida e com o desenvolvimento socioambiental das comunidades em que atua. A atividade, neste ano, foi direcionada para as escolas que participaram de visitas às estações de tratamento de esgoto do município. Cada escola participante fez uma triagem entre os desenhos de seus alunos. Esses trabalhos pré-selecionados foram avaliados nessa terça-feira (3) por uma Comissão Julgadora que escolheu os doze que irão compor a arte do Calendário Ambiental 2020.
Os critérios considerados no processo de seleção foram respeito ao tema, originalidade e criatividade. A Comissão Julgadora foi composta pelos seguintes membros: COMUNICAÇÃO – Janaína Moro | ARTES – Uelinton Castro | MEIO AMBIENTE – Roberto Foresti Júnior | EDUCAÇÃO – Edson Norberto de Andrade, Noele Cristine Alves Giorgetti e Pamela Aparecida Cassao. “Foi uma honra participar da seleção e constatar que os alunos assimilaram o conteúdo que receberam ao longo do ano e durante as visitas à estação de tratamento.
É realmente através das crianças que podemos mudar hábitos e colocar em prática ações em prol do meio ambiente. Eles retrataram com muita criatividade e seriedade o tema proposto, estão de parabéns. O calendário estará bem representado e levará de forma lúdica a conscientização. Uma iniciativa de grande valor”, destacou a jornalista Janaina Moro.
A premiação dos vencedores e o lançamento do Calendário Ambiental 2020 ocorrerão no próximo dia 18 em evento a ser realizado no NAM (Núcleo Administrativo Municipal). Os autores dos doze desenhos vencedores receberão um prêmio, certificado de participação e a divulgação dos desenhos no calendário impresso.