O senador Flávio Bolsonaro (Sem partido-RJ) utilizou as redes sociais para atualizar seus seguidores sobre os avanços nas negociações referentes à construção do novo autódromo em Governador Valadares, visando a permanência da Fórmula 1 no Brasil, com a realização do Grande Prêmio (GP) no Rio de Janeiro, a partir de 2021.
Em foto ao lado do CEO da Fórmula 1, Chase Carey, ao qual entregou uma camisa do Brasil, Bolsonaro afirma que o contato teve como objetivo atualizá-lo sobre as exigências legais e ambientais para a construção do autódromo.
“Será um dos maiores e melhores eventos no calendário brasileiro, gerando milhares de novas vagas de emprego e qualificação de pessoas. O Brasil merece um circuito moderno, organizado e no padrão de Abu Dhabi”, avaliou. “E sem usar dinheiro público”, finalizou o senador em nota em seu Instagram.
Ainda sobre o empreendimento, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que já recebeu o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) para a construção do novo autódromo no Rio de Janeiro.
Após aprovação desse estudo por parte do Inea, o circuito poderá ser construído.
O órgão tem até um prazo legal de um ano para aprovar ou desaprovar o estudo, mas a previsão dos responsáveis pelo novo autódromo é de que nos primeiros meses de 2020 haja uma resolução. O Inea informou ainda que entre março e maio do próximo ano haverá audiência pública com a população para debater o EIA/Rima.