A data 3 de dezembro foi instituída como Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, infelizmente há um caminho longo para a total inclusão. Para se ter ideia no mercado de trabalho, são aproximadamente 9 milhões de vagas disponíveis e que não são ocupadas. Dessas, apenas 450 mil pessoas ocupam as vagas de direito.
Em Rio Claro, desde 2017 foi implantada a Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de lá para cá, segundo o Assessor Paulo Meyer, alguns avanços foram registrados. “Para se ter ideia, em 2016 apenas quatro pessoas eram atendidas pela Secretaria de Esportes, hoje são aproximadamente 49 alunos com diversas deficiências”, observou, destacando esportes como Golbol, natação adaptada para todas as deficiências, e atletismo, que conta com medalhista. A assessoria busca implantar outras modalidades.
Paulo Meyer, que também faz parte do Conselho Gestor da Secretaria de Estado, salientou a “Virada Inclusiva”, organizada pelo estado, para marcar a data. “Na verdade, a Virada Inclusiva não é só um dia. É você mudar um conceito. Então, este ano pensamos em realizar vários acontecimentos”, destacou.
Entre eles foi o festival de esportes, que aconteceu no dia 30. “Pela primeira vez em Rio Claro trouxemos uma equipe de Golbol de Limeira, que é um esporte específico para cego, foi no Felipe Karan e atletas de Rio Claro também participaram”, contou o analista de Políticas Públicas Vilson Andrade.
Para marcar a data em Rio Claro acontece nesta terça-feira (3) a assinatura de uma parceria entre Secretaria de Esportes e Turismo com o Centro Paraolímpico. “A parceria visa oferecer cursos para os professores, a princípio da secretaria de esportes e depois outros, para que se atualizem em esportes adaptados, na educação paraolímpica”, disse Meyer.
Na educação, o analista de Políticas Públicas disse que a demanda nas escolas aumentou. “Em comparação ao estado e outras cidades estamos avançados. “Temos dois polos de surdos que são referências para o estado. Todas as escolas municipais têm sala de recurso par o apoio da pessoa com deficiência, duas coordenadoras de educação especial que ajudam a realizar o trabalho no município”, observou.
No sábado (30), em Rio Claro, foi inaugurado o quarto espaço Família, sendo o primeiro com brinquedo adaptado para crianças com deficiência.
LEI NACIONAL
Segundo a assessoria, alterações na lei podem trazer retrocesso. “Os movimentos sociais estão dizendo que não foram consultados. Hoje, a empresa tem que cumprir a cota, por exemplo, com 100 funcionários, 2% das vagas para pessoa com deficiência.
Em uma das mudanças, citam que o empregador pode ter a opção de não contratar a pessoa com deficiência e pagar determinado valor para um fundo específico que vão criar”, comentou Vilson sobre o projeto que foi protocolado recentemente e tramita na Câmara dos Deputados.