O município de Rio Claro ganhou nesta sexta-feira (29) um novo serviço oferecido pelo Cejusc (Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania): a Oficina de Parentalidade, programa de cunho educativo, preventivo e multidisciplinar direcionado às famílias que passam por reestruturação familiar. A proposta é auxiliar os familiares, principalmente os filhos, a superarem eventuais dificuldades causadas pela ruptura dos laços conjugais. O projeto será desenvolvido pelo Cejusc em parceria com o Claretiano – Centro Universitário.
O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, participaram do lançamento da Oficina de Parentalidade nesta sexta-feira (29). “Esse trabalho com a família é muito importante, sobretudo para as crianças que enfrentam esse difícil momento que é a separação dos pais”, comenta o prefeito Juninho. “Toda iniciativa que visa reforçar o vínculo familiar é válida e conta com nosso apoio”, acrescentou Paula.
De acordo com o Tribunal de Justiça, o programa “acolhe pais e familiares envolvidos em conflitos, judicializados ou não, relacionados a casos de divórcio, dissolução de união estável, regulamentação ou alteração de guarda, regulamentação ou alteração de sistema de convivência, regulamentação de visitas, entre outros”.
“A oficina foi projetada para ser executada em encontros mensais, com duração de cerca de quatro horas, com explanações feitas por expositores, apresentação de slides e vídeos, espaço para questionamentos e discussões e atividades lúdicas para os filhos”, explica Larissa Davis Moraes, gestora do Cejusc.
As oficinas vão funcionar no prédio do Claretiano e serão ministradas por conciliadores do Cejusc, que em Rio Claro é coordenado pelo juiz Wagner Carvalho Lima.