Para atender aos clientes com mais comodidade, algumas lojas do Shopping RC funcionam em horário especial na sexta e no sábado, 29 e 30 de novembro. Operações como Lojas Americanas, Di Gaspi e 1A99 terão o horário estendido das 8h30 à meia-noite, ampliando o tempo para as pessoas fazerem suas compras com tranquilidade, sem falar nos superdescontos oferecidos na liquidação.
A rede de supermercados Covabra também preparou novidades e algumas filiais abriram mais cedo nesta sexta-feira (29), é o caso da unidade do bairro Santana, que abriu as portas à meia-noite.
Já o comércio em geral de Rio Claro funciona em horário especial neste fim de semana devido às promoções de Black Friday. Na sexta-feira (29), as lojas abrem das 9 às 22 horas. No sábado (30), funcionam das 9 às 18 horas.
BLACK FRIDAY
A cada dez brasileiros, oito pretendem ir às compras nesta edição da Black Friday nesta sexta-feira (29). De acordo com o Instituto Locomotiva, que entrevistou 1.770 pessoas entre os dias 1º e 9 de novembro, a expectativa é que 130 milhões de adultos adquiram algum produto, em todo o país.
O estudo destaca, ainda, dados específicos sobre grupos populacionais. No caso das classes D e E, 86% pretendem aproveitar a ação promocional para comprar. Entre pessoas da classe C, a intenção de compra é semelhante (77%). A margem de erro da pesquisa é de 2,4 pontos percentuais.
Na opinião das pessoas entrevistadas para a pesquisa, os eletrônicos são os itens que mais valem a pena serem comprados na data. Os descontos aplicados em compras de celulares e eletrodomésticos também são aguardados.
O público consultado aposta ainda em boas oportunidades para compra de móveis e calçados. As roupas e os produtos de beleza são objeto de desejo, principalmente entre pessoas com renda mais baixa. O mesmo ocorre com livros e artigos de papelaria e calçados.
Quando o assunto é mobiliário, mais da metade (54%) das pessoas de classes D e E acreditam que vale a pena esperar pela Black Friday para fazer compras, enquanto somente 24% das classes A e B têm a mesma visão. Em relação aos eletroeletrônicos, as porcentagens são, respectivamente, de 59% e 43%.
Fechar negócios com preços mais em conta é a promessa da data que se consolidou nos Estados Unidos a partir de 1980. No Brasil, a Black Friday foi se popularizando somente a partir de 2010. Conforme destaca o Instituto Locomotiva, no ano passado foi registrado um recorde de vendas em território brasileiro. O presidente do instituto, Renato Meirelles, afirma que o ápice no volume de comercialização deve ser superado este ano.