O Diário do Rio Claro trouxe em diversas edições a problemática do Jardim Público com a falta de iluminação e até os motivos que deixavam o espaço sem energia. Um dos fatores que contribuía era o furto da fiação elétrica. Em matéria do dia 19 de junho deste ano, o Centenário trouxe um dos casos, onde os fios foram furtados. Na ocasião, foi citada pelos populares a exposição de fios soltos ou a falta deles. Meses antes, em 16 de abril, as páginas do Diário também relataram a situação crítica com os furtos.
A revitalização do local acontece a partir de parceria da prefeitura com a iniciativa privada. Com isso, a praça terá todo o sistema de iluminação renovado. Com a nova iluminação, a expectativa de quem utiliza o local é que seja coibida a ação de criminosos. “Com certeza vai ficar melhor, estava muito escuro e essas lâmpadas têm maior potência para iluminar. Fica mais difícil para crimes. Os postes estão bem altos, a gente espera que evite”, destacou o ambulante Antonio Luiz Cristaldo.
O projeto prevê troca da fiação elétrica subterrânea e instalação de 70 postes ornamentais com 173 luminárias de LED. “A gente acha que vai melhorar, porque vai ficar mais iluminado, acredito dar mais segurança, a iluminação é bem alta, espero que os vândalos não consigam furtar, a fiação toda por baixo também vai dificultar, com certeza. Expectativa é positiva”, observou o comerciante José Luis Graciolli.
Para o Secretário de Segurança de Rio Claro, Marco Antonio Bellagamba, todas as ações que estão sendo realizadas colaboram com a segurança pública. “Primeiramente, devo destacar a excelente iniciativa da administração pública municipal em reavaliar e modificar a iluminação na praça central, que vem acompanhada também da poda das árvores e iluminação individualizada aos monumentos existentes na Praça.
Isso engloba ‘Prevenção Primária’, ou seja, as ações acima descritas objetivam enfrentar os fatores de vulnerabilidade presentes no dia a dia dos cidadãos, com isso, o município evita o surgimento de condições de violência.”
O secretário destaca que as ações virão acompanhadas de uma intensificação de policiamento no local, através de patrulhamento ostensivo preventivo por parte da Guarda Civil Municipal. “A poda das árvores e a iluminação possibilitarão uma visão mais ampla e nítida do sistema de câmeras da cidade, essas ações inibirão a ação dos marginais naquele local.
Destaco que as ações têm como objetivo auxiliar no controle da criminalidade, o qual não envolve apenas as autoridades públicas, afinal, segurança pública é um dever do Estado, mas também é direito e responsabilidade de todos”, observou Bellagamba.
O Jardim Público de Rio Claro fica entre as ruas 3 e 4 e avenidas 3 e 2, Centro.