Logo pela manhã dessa quarta-feira (27), um cenário chamou a atenção de quem passava pelo Centro de Rio Claro e até mesmo de funcionários do Fórum, que fica na Avenida 3, com as ruas 6 e 7. Foi preparado um treinamento com equipes do Plano de Auxílio Mútuo do município, que envolve órgãos como Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil, Guarda Municipal, além da brigada de empresas.
Na ocasião, foi feito um simulado de princípio de incêndio, onde o terceiro pavimento do Fórum pegou fogo e gerou fumaça para todos os outros andares. Pessoas que estavam trabalhando no primeiro ou no segundo andar não sabiam que estava acontecendo o simulado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, em situações reais muitos demoram para perceber o fato, mesmo soando o alarme. “Trabalhamos os brigadistas do próprio Fórum para terem a noção mais próxima do real, de como funciona a evacuação de um prédio, fechamento de trânsito na via onde está acontecendo o sinistro e o trabalho em conjunto entre as equipes. Fizemos fumaça real e aí a brigada foi atuando, fazendo a evacuação dos funcionários.
A brigada não pode se preocupar com as vítimas, tem que tirar quem está bem para não se tornar vítima. Aí, com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil, nós iniciamos a retirada técnica dessas vítimas, já com o equipamento de proteção individual adequado. Montadas as lonas do Samu, inicia-se o socorro dessas vítimas e a condição delas para o hospital”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, Tenente Fábio Henrique Giovani, sobre os procedimentos realizados no local.
O treinamento envolveu, em média, 150 pessoas, entre elas 16 vítimas. “Tivemos cinco vítimas graves que caracterizamos como vermelha, cinco amarelas e seis verdes, que são vítimas leves. A avaliação foi positiva, onde a equipe conseguiu atuar utilizando o modo start, que é uma técnica de triagem e acontece a avaliação das vítimas. Conseguimos realmente atender rápido e, com eficiência, transportar os pacientes”, destacou a Coordenadora do Samu Regional de Rio Claro, Silveli Pazetto.
Como em uma situação real, a Defesa Civil também é acionada para verificar as condições do prédio. “A participação da Defesa Civil, neste caso, foi a responsabilidade quanto ao acionamento de outros órgãos da prefeitura, como para fechamento das vias, acionamento de engenheiro da prefeitura para verificar e identificar se havia algum risco no prédio. Numa situação real, é o papel da Defesa Civil, após as ações das equipes de emergência, verificar se a edificação tem condição de ser habitada novamente”, observou o Diretor da Defesa Civil, Wagner Martins Araújo.
O simulado de grande proporção é considerado de extrema importância para aperfeiçoamento das equipes que passam por constantes treinamentos ao longo do ano e que são exigidos “É um treinamento para que se caso tiver uma ocorrência real no município, os órgãos, por estarem trabalhando em simulados constantemente juntos, já atuem de uma maneira bem uniforme. Ao final, cada comandante de brigada pontua e verifica como foi o simulado, mas, no geral, foi muito positivo, saiu como esperávamos”, observou o tenente Giovani, sobre a relevância do trabalho.