Moradores do bairro Recanto Paraíso, em Rio Claro, continuam aguardando a pavimentação, principalmente para a Rua 20 com as avenidas 68 e 70. “São duas ruas e duas avenidas, porém, a Rua 20 tem valetas e está mais perigoso”, contou a dona de casa Eliane Cristina de Souza.
Segundo ela, recentemente, dois acidentes foram registrados no trecho. “Em um, o rapaz caiu de moto mas, Graças a Deus, não se machucou. Dois dias depois, um outro caiu de bicicleta e teve cortes”, relatou.
Estes não foram os únicos registros. “Anos atrás, uma moça morreu após uma queda por causa dos buracos”, relembrou a dona de casa.
O Diário do Rio Claro já trouxe em outras edições as dificuldades relatadas pela população. “Estou revoltada, a 20 vai ficar para trás, aqui não se consegue nem caminhar direito”, destacou, na época, uma moradora.
Em outubro do ano passado, a prefeitura iniciou uma nova etapa das obras realizadas para asfaltar pontas de ruas no bairro, porém, o trecho mencionado não estava incluído. “Moro há 25 anos no bairro, estamos indignados. Pagamos impostos e temos direito como qualquer morador de Rio Claro, queremos asfalto e não apenas caminhão de cascalho”, reivindicou.
Os moradores convivem com a poeira e com lama em dias de chuva. “Eles vêm, jogam cascalho, passam máquinas, mas quando chove, as valetas abrem novamente. Agora, os próprios moradores jogaram terra para melhorar um pouco”, destacou.
Com as ruas desniveladas e com crateras, em dias de chuva os barrancos ficam maiores, trazendo outros transtornos, com acúmulo de água, dificultando a passagem de pedestres e de veículos. As crianças sofrem e merecem um bairro limpo, organizado e asfaltado. São direitos fundamentais. Assim como as demais vias, nós também, em época de chuva, ficamos com as ruas intransitáveis e, no calor, com uma poeira insuportável, sem contar a quantidade de bichos que entram em casa”, destacou um dos moradores.
PREFEITURA
A prefeitura informa que, desde o início de 2017, atendeu o bairro Recanto Paraíso com obras de drenagem e pavimentação asfáltica em várias vias como a Rua 17 e trechos da Rua 22, Avenida 68, Avenida 70 e Rua 23. A pavimentação dos bairros e trechos sem asfalto no município é uma obra muito cara e o problema existe há décadas. Por isso, a prefeitura tenta obter recursos estaduais e federais para realizar o serviço no Recanto Paraíso e outros bairros da cidade.