E chegamos à 6ª temporada (2019/2020) do Mundial de Fórmula E, o campeonato de carros elétricos da FIA. Quanto aos circuitos, este ano marca a saída de Hong Kong, Mônaco e Suíça. Por outro lado, entram no calendário Seul, Jacarta e Londres.
As únicas rodadas duplas serão agora na estreia da temporada na Arábia Saudita e no fechamento em Londres.
A etapa de abertura acontece no circuito de Al-Diriyah e as etapas seguintes ocorrem todas em 2020, terminando em Londres em 25 e 26 de julho.
Com as estreantes Mercedes-Benz EQ e Porsche TAG Heuer, teremos 24 carros, 24 pilotos e 12 equipes disputando o título.
Quanto aos pilotos, algumas boas mudanças. Neel Jani voltará à Fórmula E na novata TAG Heuer Porsche e terá ao seu lado André Lotterer, que deixou a DS Techeetah.
Na DS Techeetah, ao lado do campeão
Jean-Eric Vergne, estará Félix da Costa. Brendon Hartley (piloto de endurance), estreia na categoria com a GEOX Dragon e terá ao seu lado Nico Muller. Nyck de Vries também fará sua estreia na FE com a também estreante Mercedes-Benz EQ e terá a companhia de Stoffel Vandoorne. E James Calado chega para substituir Alex Lynn na Jaguar.
Quanto aos nossos representantes, continuamos com as participações de Lucas Di Grassi e Felipe Massa.
A abertura desta nova busca pelo título dos carros elétricos terá transmissão da Fox Sports:
Hoje
07h30 Classificação
08h30 Corrida 1
Amanhã
07h30 Classificação
08h30 Corrida 2
Felipe Massa: experiência anterior não conta muito na Fórmula E
Felipe Massa, que inicia hoje sua segunda temporada na Fórmula E, falou sobre como é pilotar um “carro totalmente diferente” durante o ano de estreia.
Apesar da vasta experiência do brasileiro em monopostos – na F1 foram 269 GPs, terminando com 11 vitórias e 41 pódios – ele afirmou que isso não importou muito em se tratando de Fórmula E.
“Eu era um novato (em 2018) em uma categoria diferente, em um carro totalmente diferente”, disse Massa. “Independentemente de você ser um piloto experiente, não é o caso na Fórmula E. Então, é uma expectativa e um trabalho como se fosse começar do zero.”
Massa é piloto da Venturi, que forneceu a base para a entrada da Mercedes na temporada 2019/2020. Com a chegada da fabricante alemã, a expectativa é de ter uma segunda temporada melhor na série elétrica.
“Eu gosto de coisas novas e desafios; você precisa se adaptar o mais rápido possível e esse é meu trabalho no momento e espero ter um ano melhor agora na segunda temporada.”
Massa conseguiu um pódio em sua temporada de estreia na Fórmula E, um terceiro lugar no ePrix de Mônaco, e espera repetir o feito na temporada que começa hoje na Arábia Saudita.