“Uma das noites mais felizes da minha vida. Feliz por ver esta Casa lotada de pessoas ilustres, que sabem de onde vim e como lutei para chegar aqui”. Com este pronunciamento, emocionado, o presidente da Câmara, vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), encerrou a sessão solene de entrega de Moções, Títulos e Comendas, realizada na quinta-feira (14).
Na presença de grande público, que lotou o auditório da Câmara, Edmilson Valdanha comandou o cerimonial, compondo a mesa com o Presidente da Casa, com os vereadores Willian Bento (PTB) e José Luis Vieira (MDB), o prefeito Rogério Pascon, o vice Glalson Chamon da Silva, e Henrique Macedo Neto – presidente da Câmara de Corumbataí.
Após as leituras das proposituras e currículos dos homenageados, deu-se início as entregas das condecorações, iniciativas do vereador Antonio Carlos Candido. Foram chamados, um a um, primeiramente, os homenageados com Moções de Aplausos e Reconhecimento, os senhores: Gilmárcio Pires da Silva (2º Sargento da PM), Marcel Albis Ferro (presidente do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança), e Telmo Xavier da Silva (3º Sargento PM) – autoria de Antonio Carlos e Willian Bento.
Seguindo o protocolo, foi a vez de o público conhecer os novos cidadãos. Foram outorgados títulos de Cidadãos santa-getrudenses aos senhores Celso A. Pessoa (policial militar aposentado, foi comandante da Guarda Municipal), José Ricardo Franzini (ex-vereador e presidente da Casa), Miron Ferreira Mendes (foi funcionário do Haras Faxina, hoje empresário), e à senhora Maria do Carmo Gervásio Talani (funcionária pública).
Encerrando, Antonio Carlos Candido fez a entrega da Comenda “Emília Valsechi Valdanha”, a mais alta condecoração outorgada pela Câmara, ao senhor Joaquim Ribeirão Garcia – o conhecido “tio Jaque da perua amarela” (ex-comerciante e motorista); e à Maria Helena Ferranti Bichara (educadora e pedagoga, foi Secretária de Educação e de Cultura, catequista e atuou como voluntária), representada pelo seu filho, Conrado Bichara.
Para homenagear o senhor Nelson Pascon (agricultor, pessoa muito querida na comunidade, que incansavelmente trabalhou pelo progresso da Cidade), o Presidente da Casa convidou o filho, o prefeito Rogério Pascon, para fazer a entrega da Comenda. A senhora Nice do Carmo Gemignani Timoni Góes (contadora, funcionária pública por 30 anos, foi vereadora, Secretária Municipal de Saúde, diretora financeira da Prefeitura, hoje, é presidente do Lar dos Velhinhos e do Clube de Mães), também recebeu a Comenda.
O ex-presidente da Câmara, Franzini, também afirmou estar honrado pelo Título de Cidadão. “Quando me contaram que seria homenageado não acreditei, porque sempre achei que tudo que fiz foi minha obrigação”. Celso Pessoa agradeceu a Deus, à família, à Força Aérea Brasileira, à Polícia Militar e a Guarda Municipal, “eles fizeram de mim o que sou hoje”. “Fiquei emocionada, tudo que fiz foi pensando na comunidade; orgulho de fazer parte desta Cidade”, declarou Maria do Carmo.
Nice Góes contou que trabalhou com todos os prefeitos de Santa Gertrudes e que se sente orgulhosa deste feito.