Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Câmara Municipal realizou a segunda audiência pública para discussão do projeto referente ao Orçamento 2020
A segunda audiência pública para discussão do projeto referente ao Orçamento 2020 do município foi realizada na tarde de quarta-feira (13), no Plenário da Câmara de Rio Claro. Presidente da Comissão de Finanças do Legislativo, Geraldo Voluntário (DEM) coordenou os trabalhos, que contou também com as presenças dos vereadores: Maria do Carmo Guilherme (MDB), que também integra a comissão; Val Demarchi (DEM); André Godoy (DEM); Seron do Proerd (DEM); Ney Paiva (DEM); Hernani Leonhardt (MDB); Yves Carbinatti (Cidadania); e Julinho Lopes (Progressistas).
Os demais parlamentares foram representados por seus assessores. Secretário municipal de Finanças, Gilmar Dietrich apresentou novamente os números do Orçamento 2020, onde consta a previsão de receita no valor de R$ 914,1 milhões, bem como detalhou as despesas previstas com a autarquias, Câmara Municipal e o Instituto de Previdência de Rio Claro (IPRC) e com as secretarias municipais.
André Godoy assinalou que os recursos utilizados para cobrir gastos com folha de pagamento e as destinações de 22,81% para a Saúde e 27,31% à Educação, incluindo o Fundeb, deixam a Prefeitura de Rio Claro em situação financeira crítica para realizar os demais investimentos necessários. Realizadas as duas audiências públicas, as Comissões Permanentes da Câmara seguem analisando o projeto, o qual deverá ser votado em duas sessões pelo Plenário ainda neste ano.
Condenação em Segunda Instância
Após cerca de 12 horas de discussão, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados encerrou, por volta das 23h05 dessa terça-feira (12), o debate sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. A próxima reunião da CCJ será no dia 19, data em que os deputados vão tentar votar a matéria. O Congresso Nacional não terá outras atividades nesta semana em razão do encontro da cúpula do Brics, em Brasília, nestas quarta (13) e quinta-feira (14).
Brasil e China
Brasil e China assinaram ontem (13) acordos e memorandos de entendimento nas áreas de política, economia, comércio, agricultura, inspeção sanitária, transporte, saúde e cultura. O presidente chinês, Xi Jinping, está em Brasília para participar da 11ª Reunião de Cúpula do Brics e se reuniu na manhã dessa quarta-feira com presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Itamaraty.
Bolívia
Enquanto o ex-presidente Evo Morales e seus apoiadores afirmam que houve um golpe de Estado na Bolívia, executado pelos opositores com o apoio das Forças Armadas e da polícia, a oposição afirma que o governo tentava a reeleição ferindo a Constituição e desrespeitando o referendo realizado no país em 2016. Já o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, disse que, na verdade, se tratou de um autogolpe.