As mudanças para a implantação da iluminação de led começaram a ser feitas no Jardim Público na segunda-feira (11), como limpeza e poda de árvores. Algumas alterações têm chamado a atenção de populares e dividido opiniões, como, por exemplo, a retirada dos antigos postes que davam suporte às luminárias mais antigas.
“Tem que ter a iluminação, mas para onde estão levando esses postinhos? Deveria manter este patrimônio, faz parte da história. E também fazem campanha de prevenção da dengue, agora tiraram os postes e deixaram os buracos abertos e com água”, ressaltou o taxista Antonio Aparecido Carsa.
Para quem também trabalha diariamente pelo local, a retirada era necessária. “Realmente os postes contam a história de Rio Claro, só que estão podres, um perigo para a própria população, de cair em alguém. Por segurança, vai ser uma iluminação melhor, a praça vai ficar bonita”, analisou a ambulante Mércia Aparecida Bonatti.
O Jardim Público é formado pelas praças XV de Novembro e Tenente Otoniel Marques Teixeira e está localizado entre as ruas 3 e 4 e avenidas 3 e 2, Centro. Há tempos, a população reivindicava melhorias para o local, destacando como principal ponto uma nova iluminação.
Segundo a prefeitura, o local terá todo sistema de iluminação renovado e a praça será a primeira a contar com iluminação de led, a partir de parceria público-privada com a empresa Rio Claro Empreendimentos Imobiliários.
Com o projeto, toda fiação elétrica subterrânea será trocada e haverá a instalação de 70 postes ornamentais com 173 luminárias de led.
PREVISÃO
A prefeitura de Rio Claro informa que, no momento, somente está sendo feita poda das árvores para desobstrução da iluminação pública. A retirada de árvores somente é realizada quando há risco para a população e laudo comprovando a necessidade de supressão.
Com relação aos postes, a retirada foi necessária para a instalação de nova iluminação com sistema com maior segurança, maior luminosidade e economia, capaz de oferecer maior segurança para a população, além de dar condições adequadas para que as famílias voltem a frequentar o jardim para atividades de cultura e lazer.
Sobre os ambulantes, a prefeitura esclarece que os profissionais terão energia elétrica de forma mais organizada e segura, sem fiação exposta. A administração municipal está em contato com os ambulantes para que o projeto seja feito em parceria. A previsão é de que as obras no Jardim Público sejam concluídas no mês que vem.
AMBULANTES
Em contato com o Diário do Rio Claro, os ambulantes que devem permanecer no local solicitaram em requerimento o fornecimento de energia para que possam trabalhar durante o mês de dezembro, em que atuam também no período noturno. “Fiz o protocolo solicitando a fiação para a gente trabalhar do dia 1º a 31 de dezembro, porque desde que a fiação foi furtada estamos sem energia para as barracas.
Levamos os equipamentos para carregar em casa, não temos como recarregar maquininha, não tem como ligar um ventilador com este calor, não tem como testar rádio. Fica difícil para o atendimento. A promessa é de manter os ambulantes no Jardim e com uma melhoria para o próximo ano. Mas, por enquanto, sobre a energia, não foi falado.”