Confira as últimas notícias do Plantão Policial
Polícia Militar entrega espadins a 266 alunos-oficiais
A Polícia Militar realizou, na manhã deste sábado (9), a cerimônia de entrega de espadins aos 266 novos alunos-oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participou da solenidade como paraninfo da turma.
Os 266 alunos, sendo 219 homens e 47 mulheres, estão no 1º ano do curso de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, que é o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PM. Os novos alunos oficiais iniciaram o curso em julho deste ano, com previsão de término para julho de 2022.
Até o final do curso, os alunos passarão por um total de aproximadamente 6.500 horas de aulas. Os futuros oficiais da Polícia Militar cursarão diversas disciplinas, como Ciência Política, Planejamento Operacional, Direito (administrativo, civil, penal, ambiental), Armamento e Munição, entre outras.
Entre os cadetes há dois do Estado do Acre. O grupo foi aprovado em concurso público que contou com 15.480 inscritos para 270 vagas, ou seja, uma média de 57 candidatos por vaga. Para ingresso, a turma passou pela prova escrita (primeira etapa) no mês de novembro de 2018.
Um espadim representa o patriotismo e a justiça. O objeto é o símbolo do cadete da Polícia Militar, entregue no início do curso. Com uma tradição de mais de um século, a honraria acompanha o aluno-oficial até a sua formatura como aspirante a oficial, momento em que é trocado por uma espada.
Operação São Paulo Mais Seguro mobiliza mais de 16 mil policiais militares
A Polícia Militar iniciou às 5 horas dessa segunda-feira (11), a Vigésima Nona Operação São Paulo Mais Seguro em todo o Estado de São Paulo, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime.
A operação conta com a mobilização de 16.446 policiais militares, com o emprego de 7.139 viaturas, distribuídos em 1.406 pontos. As equipes atuam sempre em locais estratégicos, apontados pelo serviço de inteligência da PM, para sufocar possíveis ações de criminosos.
Força Tática apreende menor com drogas e carro roubado
O adolescente de 17 anos foi flagrado pelas equipes de Força Tática no fim da tarde de domingo (10) e seu comportamento chamou a atenção. Os policiais estavam em patrulhamento pelo Jardim Bonsucesso, avistaram um veículo Prisma na cor branca transitando em alta velocidade, e na tentativa de abordagem se evadiu pelas ruas do bairro, sendo acompanhado até a rua 6 do Jardim Novo Wenzel onde o condutor desembarcou e correu para dentro de um comércio, sendo acompanhado e detido.
Ao verificar o emplacamento que o veículo ostentava, o mesmo não condizia com a marca e modelo do veículo, feita a pesquisa pelo numeral do Chassi constou o verdadeiro emplacamento, sendo constatado ser produto de roubo na noite de sexta-feira (8) pelo bairro Parque Universitário.
Dentro do carro havia um aparelho celular, também produto de roubo junto com o veículo, duas balanças de precisão e 11 pedras de crack Questionado sobre o veículo e objetos, o acusado disse ter comprado na noite de sábado e realiza venda de drogas no bairro Bom Retiro. Foi encaminhado ao Plantão onde o delegado elaborou BO de Ato infracional de tráfico de drogas e receptação. O infrator foi ouvido e liberado para os seus genitores.
Arara ameaçada de extinção é apreendia pela Polícia Ambiental em Rio Claro
Após receber denúncia a equipe da Polícia Ambiental com o Cabo PM Dupré e Cabo PM Fernando foi até o local indicado onde foi localizada uma arara Canindé em cativeiro, porém sem sinais de maus tratos.
Foi confirmado que o proprietário da ave não possui autorização para mantê-la em cativeiro, portanto recebeu multa de R$5.000,00 por infringir a lei e pela ave constar na lista de animais ameaçados de extinção. Autor foi orientado em relação ao atendimento ambiental e a Ave destinada para local adequado.
PM prende homem que se passava por policial federal
A Polícia Militar prendeu um homem que se passava por policial federal, no último sábado (9). O flagrante aconteceu em frente à residência do criminoso, em Jaraguá, na zona norte de São Paulo. Uma equipe do 49° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) foi acionada via Copom sobre um indivíduo armado e, no local, encontrou o suspeito com dispositivos de sinais sonoros e luminosos semelhantes aos de viaturas policiais, um par de algemas e um distintivo da Polícia Federal.
Questionado, o homem disse não ser policial e que comprou todos os objetos pela internet. Ele também permitiu a entrada da PM em sua casa, onde foram encontrados um simulacro de arma de fogo, fardas, bota, capa de colete balístico, vários distintivos e brasões. Todo o material foi apreendido e o suspeito encaminhado à Polícia Federal, onde permaneceu à disposição da Justiça. Ele responderá por usurpação da função pública e falsificação de selo ou sinal público.