Trajetórias vitoriosas no campo profissional foram retratadas no Plenário da Câmara Municipal na noite de terça-feira (29). Solenidade para a entrega de títulos de Cidadania segue Decretos Legislativos de autoria do vereador Ruggero Seron (DEM), o Seron do Proerd.
Os homenageados foram o administrador da Guarda Mirim, Rinaldo Aparecido Baptista, e o Major da Polícia Militar, Marcos Paulo Barreto, que foram recepcionados pelo presidente do Legislativo, André Godoy, e pelo vereador Seron do Proerd e encaminhados ao Plenário, onde a Banda e Coral da Guarda Mirim aguardavam para o início dos trabalhos.
A Mesa Principal, comandada pelo vereador Seron, contou também com o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, presidente da Guarda Mirim, Ellery Sebastião Domingos de Moraes, comandante do 37º BPM/I, tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho, e os vereadores Adriano La Torre (Progressistas), Geraldo Voluntário (DEM) e Julinho Lopes (Progressistas).
Administrador da Guarda Mirim, instituição onde iniciou carreira aos 11 anos de idade e atua há mais de quatro décadas, Rinaldo Aparecido Baptista recebeu título de Cidadão Emérito. Rio-clarense, filho de Atílio e Natalzira (in memorian), pai de Rafael, ele conta com quatro irmãos: Ricardo, Rosemeire, Rosana e Renata.
Em sua trajetória, atuou como Perito Examinador de Trânsito na cidade. Recebeu o diploma de Colaborador Emérito do Exército em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados. Atuou também como voluntário em vários trabalhos sociais.
“São 43 anos de dedicação à Guarda Mirim, instituição que tem meu carinho e respeito por contribuir na formação de cidadãos na época mais importante da vida: a adolescência. Fui guarda mirim de 1995 ao ano 2000, onde tive o privilégio de conviver com o Rinaldo”, comentou Seron que, como policial militar da reserva, mantém amplo trabalho com estudantes no que diz respeito à prevenção às drogas.
“O nosso homenageado tem papel fundamental para que os jovens possam ter no primeiro emprego a base necessária para sucesso no decorrer de suas trajetórias. Esse título retrata o agradecimento da sociedade rio-clarense por sua dedicação”, completou o vereador.
Na mesma solenidade, o policial militar Major Marcos Paulo Barreto recebeu título de Cidadão Rio-Clarense, também das mãos de Seron do Proerd. Natural de São Carlos, filho de David Barreto e Clara Evangelista Barreto, o homenageado é casado com Luciana Dionísio de Oliveira Barreto.
“Como policial militar, na ativa, testemunhei o profissionalismo do Major Barreto. Sempre estudioso, contribuiu muito para o fortalecimento da corporação por onde passou. No convívio diário, sempre multiplicou amigos por onde passou. Aposentou-se deixando seu nome marcado na história da Polícia Militar”, assinalou o vereador Seron.
O homenageado, em 1996, foi admitido nas fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo mediante concurso público para Soldado PM, através do curso de formação realizado em Jardinópolis (SP). Em 1998, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Em 2004, formou-se em Direito na INIBAN. Em 2004, fixou residência em Rio Claro e, no ano seguinte, foi transferido para atuar nesta cidade, onde deu sequência à sua trajetória vitoriosa.
Implantou e desenvolveu, com o apoio da comunidade, o Programa Vizinhança Solidária, que teve grande participação dos moradores e aumentou a sensação de segurança. De setembro de 2017 a maio de 2019, chefiou as Seções de Pessoal (RH) e de Comunicação Social do 37º Batalhão. Em agosto de 2019, passou para a reserva da Polícia Militar, sendo promovido ao posto de Major PM.
“Estamos homenageando pessoas que realmente fazem a diferença em nosso município”, enfatizou Juninho da Padaria. “Rinaldo representa a nossa Guarda Mirim, que já formou mais de 19 mil jovens em Rio Claro, uma marca que fala por si só. O Major Barreto simboliza a Polícia Militar, que muito nos orgulha com trabalho e empenho diário em prol da nossa segurança. Parabenizo o vereador Seron pelas homenagens aprovadas por unanimidade pela Câmara”, completou o prefeito.