Da necessidade de retornar ao mercado de trabalho depois da maternidade, Daniela Pieroni uniu seu conhecimento sobre moda, adquirido quando morou e trabalhou na Europa, com seu dom artístico.
Como resultado, ela decidiu criar a marca Iaguara, que reúne criações especiais pintadas à mão e customizadas. Sua produção está no mercado desde 2017.
Mas o começo não foi tão fácil. A designer de moda destacou que a ideia de empreendedorismo materno a levou a montar uma sociedade com uma amiga, mas devido ao tempo escasso em função dos filhos, não conseguiu acompanhar o ritmo da colega.
“Começamos a fazer camisetas, mas a sociedade não deu certo, já que meu tempo super escasso não me permitiu ter o mesmo empenho da minha sócia. Então quando separamos, me vi com uma caixa cheia de camisetas e comecei a pintá-las à mão e a customizá-las”, conta sobre o surgimento da marca alternativa.
Depois de ter contornado as dificuldades iniciais, Daniela focou no trabalho e, com persistência, desenvolveu a marca Iaguara, que significa onça em Tupi Guarani, e já carrega no nome a brasilidade que a designer quer apresentar. “O nome é em Tupi Guarani e significa onça, que demonstra força e é um animal muito admirado”, revela.
EXPERIÊNCIA
As influências para o desenvolvimento das peças vieram do período em que morou em Milão, na Itália. “A experiência com a moda me fez aprender muito”, conta.
“Há uma exaltação do feito à mão, do artesanal. Senti isso em todas as cidades europeias, devido a muita coisa vir da China e ser fabricada em série”, comenta.
Daniela trabalhou para a Abercrombie and Fitch e fez alguns trabalhos como modelo no mercado internacional. “Isso me aproximou do mercado da moda”, disse.
CRIAÇÃO
De acordo com a designer, o conceito de suas peças tem como base o conforto, além de exprimirem muito estilo. “Comecei a produzir moda feminina e masculina, dando sempre ênfase no conforto. Como vivemos em um país tropical, tecidos de fibras naturais, como o linho, são muito bem-vindos, já que têm uma ótima absorção do suor”, exemplifica.
PÁGINA
Daniela mantém a página @iaguara_brasil no Instagram, onde expõe os trabalhos, além de participar de eventos de cultura alternativa no município de Rio Claro.