Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Três árvores serão removidas da Via da Saudade por motivo de segurança

Para garantir a segurança de quem transita pelo local e reduzir a possibilidade de acidentes graves, três árvores serão removidas da Via da Saudade, entre as ruas 13 e 14, na semana que vem. “Há risco iminente de queda de galhos”, informa o diretor municipal de Manutenção e Conservação Urbana da prefeitura de Rio Claro, Tadeu Olivetti, acrescentando que novas árvores serão plantadas no local.
Os três exemplares são da espécie ficus microcarpa e têm grande porte, o que aumenta os riscos. Numa segunda etapa do trabalho, mais complexa, a secretaria de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção fará a retirada dos “tocos” e raízes das três árvores que serão removidas.
Todo o serviço envolvendo a retirada desses exemplares vai exigir interrupções temporárias do trânsito. Quem dirigir naquelas imediações durante a próxima semana deve redobrar a atenção. As vias estarão sinalizadas. De acordo com a secretaria de Agricultura, a causa mais provável da deterioração das árvores que serão removidas é que tenham sido vítimas da mosca branca.
Segundo a Casa do Produtor Rural, vinculada à Esalq/USP, além de introduzir toxina nas plantas, a mosca branca transmite doenças severas a várias espécies. Outra possibilidade é a idade dessas árvores. “São exemplares da década de 1930 e podem estar naturalmente no fim de seu ciclo de vida”, explica o secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri.
PSD
O diretório de Rio Claro do PSD, partido do ex-candidato a prefeito e vice-presidente da sigla, Gustavo Perissinoto, realiza neste sábado (26) Ato Inaugural de filiação partidária, instalação do PSD Mulher e do PSD Jovem no município. A atividade está programa para começar às 10h30 e acontece no auditório da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc). A Acirc fica na Rua 3, 1.431, Centro.
STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, votou nessa quinta-feira (24) contra a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após segunda instância.
Com o voto do ministro, após quatro sessões de julgamento, o placar estava 4 votos a 3 a favor da medida. Após o voto do ministro, a sessão foi suspensa e deve ser retomada no dia 6 de novembro.
O relator, ministro Marco Aurélio, e a ministra Rosa Weber também votaram contra. Os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux votaram a favor da prisão em segunda instância. Faltam os votos de quatro integrantes do STF.
Relação suspeita
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nessa quinta-feira (24), durante sua viagem à China comunista, que o governo vai isentar os pedidos de visto para a entrada de chineses no Brasil. Ainda não há uma data definida para a entrada em vigor da medida, e o governo não disse se vai haver reciprocidade do procedimento para os brasileiros.