A Comissão da Mulher Advogada preparou um evento especial e descontraído, porém, para discutir um tema importante: a prevenção do câncer de mama. “O ano todo, às vezes, muitas não se lembram em fazer exames, como mamografia, ultrassom e até exames de sangue, então, é importante alertar para estar com a saúde em dia e se cuidar. A vida da mulher é muito corrida e fica sobrecarregada, cuidando de todo mundo, mas ela também precisa se cuidar”, destacou a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Juliana Amaral Gobbo.
Em 2018, foram 59 mil novos casos de câncer de mama no país. Estima-se que em Rio Claro sejam 160 novos casos por ano, portanto, a prevenção e a detecção precoce foram temas levantados pelo Cirurgião Plástico e especialista na reconstrução de mama Felipe Bedran. “Existem três fatores envolvidos no câncer de mama: a parte genética, que infelizmente não tem como mudar, a parte hormonal, que envolve quantos filhos teve, a idade da menopausa, que também não tem como mudar, e o estilo de vida. Então, atividade física, alimentação saudável e tirar bebidas alcoólicas são ações preventivas. O Instituto Nacional do Câncer fala que 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com adoção de hábitos saudáveis. Nossa principal mensagem hoje foi sobre isso”, destacou.
O médico alertou ainda sobre a possibilidade de cura, caso a doença seja identificada o quanto antes. “O Outubro Rosa é feito exatamente para tentar detectar precocemente o câncer de mama. Detectado de início, as chances de cura são muito grandes. A parte estética também é muito favorecida e, com isso, a cirurgia é menor e a reconstrução fica melhor também”, observou, deixando claro que o município de Rio Claro é equipado na Rede Pública ou Privada para o tratamento das pacientes. “Tanto no SUS, quanto no particular, no convênio, temos excelência em tratamento de câncer de mama, na detecção precoce, na cirurgia e reconstrução. Em todos os setores, conseguimos dar o tratamento para a paciente”, afirmou.
O encontro contou ainda com aferição de pressão, curso de auto maquiagem e com bate-papo com a Biomédica – Mestre em Patologia Muriele Bertagna Varuzza, além de fotos para Campanha Outubro Rosa, café da manhã e outras atividades. “Foi um evento descontraído para tratar especialmente da prevenção. Quisemos deixar nossas colegas bem à vontade, num ambiente sem protocolos, com especialistas falando do tema, inclusive ensinando a prevenção, como se tocar e alguns sintomas. As advogadas ficaram muito atentas. Foi um momento informal, mas muito útil e produtivo”, disse a Coordenadora Regional da Mulher Advogada da OAB-SP, Ionita de Oliveira Krügner.