Dados contabilizados pela Central de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde), da Secretaria Municipal de Saúde, mostram que de janeiro a junho foram registrados um total de 18.309 atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias no Espaço Mais Saúde a pacientes que estavam na fila de espera por procedimentos.
O atendimento no Espaço Mais Saúde teve início em setembro do ano passado. Nesse período, de setembro a dezembro de 2017 foram contabilizados 4.321 atendimentos. Assim, somados aos desse ano, os atendimentos nas unidades móveis, também popularmente chamadas de “Carretas da Saúde”, já foram realizados 22.630 atendimentos.
Vale ressaltar ainda que todos os atendimentos citados acima são procedimentos realizados, podendo então um mesmo paciente ter passado por mais de um procedimento.
“Desde o seu início, no ano passado, o Espaço Mais Saúde tem sido um sucesso, não só na quantidade, mas acima de tudo na qualidade dos atendimentos, garantindo às pessoas o fim da espera em longas filas, muitas vezes sem perspectiva de atendimento. Hoje a realidade da Saúde em Rio Claro é outra, muito melhor do que encontramos no início da nossa gestão”, disse o prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
O complexo médico-hospitalar montado na Avenida Visconde do Rio Claro entrou em atividade no dia 20 de setembro, como uma iniciativa inédita no interior do estado de São Paulo, para a realização de consultas, exames e cirurgias de média e baixa complexidade, num total de 18 especialidades.
Nesse período, tem sido essencial para o município reduzir filas de espera no SUS. “Acompanhamos de perto os atendimentos no Espaço Mais Saúde, e primamos pelo acolhimento e humanização. Vamos continuar com o projeto sempre tendo esses dois quesitos como essenciais na diminuição das filas de espera por consultas, exames e cirurgias”, acrescentou o secretário municipal de Saúde Djair Francisco.
Os pacientes do complexo médico-hospitalar são chamados por telefone pela Central de Regulação do SUS em Rio Claro, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.
A orientação da prefeitura para quem ainda não foi chamado é procurar a unidade municipal de saúde pela qual foi feito o encaminhamento da consulta, exame ou cirurgia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522-3600.
Além do Espaço Mais Saúde, de janeiro até junho deste ano, somente o Cead registrou 10.029 atendimentos. Também no mesmo período o Cross registrou 14.199 atendimentos. O Cross é um sistema online do SUS (Sistema Único de Saúde) que encaminha pacientes do município para atendimento em unidades da região.