Pesquisa realizada pelo Indsat e disponibilizada nessa quarta-feira (16) aponta que 40% das pessoas do Estado de São Paulo aprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com o levantamento, 33% reprovam a gestão e as avaliações regulares somam 27%.
Os resultados somam os 11% de avaliação ótima com 29% de avaliação boa. Já quem considera o governo péssimo registra 23% e outros 10% acreditam ser ruim.
O governo Bolsonaro recebeu índice mediano em satisfação. “Com 590 pontos, a gestão federal apresentou seu pior resultado em satisfação desde o início de 2019”, informa o instituto.
ESTADO
A pesquisa avaliou também o governador João Doria. De acordo com o estudo, a aprovação somou 34%. Já quem escolheu pela reprovação do governo tucano registra 25%. Outros 42% dos entrevistados acreditam que a gestão do tucano está “regular”.
O governo tucano recebeu 593 pontos neste trimestre e foi classificado com Grau Médio de Satisfação. “Esta é a menor pontuação desde o início do mandato. No primeiro levantamento realizado em 2019, o governo recebeu Alto Grau de Satisfação. A aprovação começou a cair a partir do levantamento seguinte”, comenta o instituto.
PESQUISA
O levantamento foi realizado em 36 cidades do Estado, com margem de erro de 0,78%. Ao todo, 16.400 pessoas foram entrevistadas, conforme informou.
AVALIAÇÃO
A partir dos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, a INDSAT utiliza uma metodologia de classificação para calcular o índice de satisfação com as gestões estadual e federal. A escala vai de 200 a 1.000 pontos.