No início da noite dessa quarta-feira, aconteceu o primeiro Encontro Monárquico Conservador em Rio Claro. O evento ocorreu no Class Hotel e reuniu aproximadamente 100 entusiastas do regime.
Dom Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel, era presença confirmada, mas devido a um problema de saúde, teve que desmarcar o compromisso. Mesmo assim, gravou um vídeo para o público presente. “O Brasil nasceu monarquia, nossa história é a monarquia. É o regime que melhor corresponde à nossa sociedade”, enfatizou no comunicado exibido no telão e direcionado para a plateia rio-clarense.
PALESTRAS
O evento contou com palestras de José Carlos Sepúlveda da Fonseca e Armando Alexandre dos Santos.
Conforme descritivo dos palestrantes, Sepúlveda é português, residente no Brasil desde 1978, e discípulo do católico Plinio Corrêa de Oliveira. Sob sua liderança, militou na Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família, Propriedade (TFP). É ainda assessor de Dom Bertrand de Orleans de Bragança e colabora com a revista “Catolicismo”.
Já Armando Alexandre dos Santos é jornalista e professor universitário e publicou, entre outros, o livro A legitimidade monárquica no Brasil (1988); e Dom Pedro Henrique, o condestável das saudades e da esperança (2006).
Em sua apresentação, o palestrante comentou sobre a cultura popular e erudita, citou as diferenças culturais entre os povos Incas, Astecas e Maias, os quais considerou mais avançados que índios do país quando da colonização.