Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Medalha Ulysses Guimarães é entregue a Henrique Meirelles
O deputado federal Baleia Rossi (MDB) e o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado São Paulo, Henrique Meirelles (MDB), estiveram em Rio Claro na tarde dessa sexta-feira (11). Na ocasião, Rossi entregou a medalha Ulysses Guimarães Liberdade e Democracia a Meirelles. O evento aconteceu na sede da Fundação Ulysses Guimarães.
A medalha tem como objetivo premiar pessoas que, através de seu trabalho e participação na sociedade, têm contribuído nacionalmente com a redemocratização do Brasil. Com uma astronômica ascensão dentro do MDB, Baleia Rossi disse que não faz parte do projeto se lançar candidato a governador do Estado de São Paulo. “Não faz parte do nosso projeto”, disse o deputado.
Mesmo distante do pleito em 2022, muitos acreditam que o nome do deputado pode representar uma renovação dentro do partido. Ele ainda falou de sua atuação à frente da reforma tributária e destacou o momento que passa o Brasil. “O país passa por um momento de reflexão e de reafirmação do nosso compromisso com a democracia”, enfatizou.
CNPq e CAPES
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, criticou ontem (11) uma eventual fusão entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), subordinado à sua pasta, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). “Sobre a ideia divulgada de junção do CNPq e CAPES: a posição do MCTIC é contrária à fusão, pois seria prejudicial ao desenvolvimento científico do País.
Existe algum sombreamento de atividades e pontos de melhoria na gestão. Esses problemas já estão sendo trabalhados no CNPq”, publicou Pontes em sua conta na rede social Twitter. A suposta intenção foi noticiada por diversos veículos de imprensa e, segundo reportagens publicadas, teria sido sinalizada por gestores do governo a dirigentes de entidades científicas e de ensino. As duas agências são responsáveis pelo fomento à atividade científica no país. Contudo, elas possuem naturezas diferentes, bem como vinculações institucionais a dois órgãos distintos na estrutura ministerial do Executivo.
O CNPq custeia não somente bolsas, mas projetos de pesquisa realizados nas instituições de ensino superior e centros de investigação. Já a Capes não apenas paga bolsas, mas também é responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação do país e periódicos, além de atuar com ações de formação de professores da educação básica.
Igreja versus Estado
O papa Francisco e a Igreja Católica não são inimigos do governo brasileiro. A afirmação foi do vice-presidente, Hamilton Mourão, em entrevista coletiva ontem (11), em Roma, na Itália. O representante do Executivo Federal está na cidade para a cerimônia de canonização da beata baiana Irmã Dulce, marcada para o domingo (13).
Mourão disse que não há tensão entre o governo federal e a Igreja Católica na questão ambiental. Mourão disse que vai se reunir com secretários do Papa Francisco e levar as medidas adotadas pelo Executivo, defendendo a atuação da gestão sobre a região. “A mensagem que quero passar é que a Amazônia brasileira é brasileira. É responsabilidade nossa preservá-la e protegê-la”, disse.