E após um final de semana na Rússia, com direito a jogadinha da Ferrari, abandono de Vettel e dobradinha da Mercedes, a turma da F1 já desembarcou em Suzuka para o Grande Prêmio do Japão de 2019.
O clássico circuito japonês tem como característica as diversas curvas que exigem controle e concentração, principalmente a famosa sequência de “Esses” (oito curvas) que compõe o setor 1 e todas as curvas são contornadas a mais de 200 Km/h.
No campeonato, temos Hamilton, com 322 pontos e 73 pontos de diferença para seu companheiro – Bottas. Leclerc é o 3º colocado, com 215, e muito próximo vem Max Verstappen, com 212. Vettel, com apenas 194, fecha o TOP5. Salvo um desastre, Hamilton já deve eliminar todos os concorrentes (exceto Bottas) da briga ao título – matematicamente. Lewis tem 107 à frente de Leclerc e 110 à frente de Max – faltando quatro etapas após o Japão.
E fique atento à programação, pois a corrida começa às 2h10 da madrugada de sábado para domingo, com transmissão da Rede Globo, e um VT sendo apresentado pela Sportv3 às 9 horas de domingo.
Confira a programação:
Hoje, sexta-feira – Treino Livre 2 – 02:00 – SPORTV2
Amanhã, sábado – Treino Livre 3 – 00:00 – SPORTV2
Sábado – 12/10/2019 – Classificação – 03:00 – SPORTV2
Domingo – 13/10/2019 – Corrida – 02:10 – REDE GLOBO
Domingo – VT – 13/10/2019 – Corrida – 09:00 – SPORTV3
Tufão pode ameaçar treino classificatório
Os pilotos da Fórmula 1 esperam que haja uma definição ainda hoje sobre o treino classificatório para este GP do Japão. O impasse se deve à possibilidade de o tufão Hagibis atingir o circuito de Suzuka.
O fenômeno meteorológico está se aproximando após uma rápida intensificação no oceano Pacífico e, embora seja difícil definir seu caminho exato, deve causar um forte impacto em Suzuka na tarde de amanhã.
Com as atualizações da previsão do tempo para o fim de semana, a possibilidade de a classificação ser adiada de sábado para domingo aumentou, já que o tufão deve se afastar no domingo, o que permitiria a definição do grid de largada e a corrida no mesmo dia.
Uma das medidas oficiais já divulgadas é o cancelamento das atividades da Fórmula 4 japonesa. O objetivo é flexibilizar a programação do fim de semana. Por enquanto, as atividades de sexta-feira da F1 parecem não estar sob risco.
Uma forte chuva deve chegar à região por volta das 19 horas (horário local, 7 horas de Brasília) de hoje. Amanhã, a ventania deverá chegar a aproximadamente 160 km/h, ainda com chuva violenta, o que certamente impediria a realização do terceiro treino livre e da classificação.