O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro afirma que a autarquia realiza análise de controle de qualidade da água a cada hora, antes da saída da água tratada para toda a cidade. As duas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2) passam pelo procedimento.
“O Daae também faz a coleta de no mínimo dez amostras por dia, em pontos aleatórios na rede de todo o município e distritos para realizar testes laboratoriais, verificando os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.
A qualidade da água distribuída é confirmada em documentos expedidos ao longo dos últimos anos pela Agência Reguladora (Ares-PCJ) e também pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária de Rio Claro”, enfatizou a assessoria da autarquia em resposta a inquérito aberto pela promotoria de Justiça.
INQUÉRITO
Aberto no dia 7 de outubro, o inquérito apura notícías publicadas sobre a qualidade da água que abastece o município. A promotoria investiga declarações de moradores que têm reclamado devido à coloração da água que sai pelas torneiras do município. “Ele apura ainda negligência do Poder Público Municipal na adoção das medidas necessárias para a contenção do problema”, frisa a assessoria no Ministério Público do Estado.
ÁGUA CLARA
Ao Centenário, o Daae esclareceu que depois de restabelecer o abastecimento, depois de uma interrupção temporária, pontos de pressão na rede deixam a água com aspecto esbranquiçado devido à liberação de micro bolhas dissolvidas na água. “Ou seja, nesse caso, a água só está cheia de ar, podendo ser consumida normalmente. Tanto é que, deixando a água em repouso apenas por alguns segundos em um recipiente, ela ficará incolor”, orienta a assessoria da autarquia.
ÁGUA ESCURA
O Daae informa ainda que ao normalizar a pressão e o abastecimento depois de manutenções na rede, pode haver casos pontuais de cor escura na água. “Situação sempre informada à população no material de divulgação da prefeitura. A orientação do Daae é para que casos de cor escura na água sejam relatados à Central de Atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200. Esses casos de cor escura não são restritos a Rio Claro, já que muitas cidades também possuem redes antigas”, explica ao lembrar que as manutenções em redes são realizadas em média sete vezes por dia.
RANKIG
A autarquia lembrou ainda boletim divulgado pela pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em junho de 2019, e publicado antes pelo Centenário, que aponta Rio Claro com pontuação máxima no Ranking da Universalização do Saneamento entre cidades de grande porte (acima de 100 mil habitantes) em todo o país.