Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Floresta Estadual sofre novo incêndio nessa sexta-feira
Nessa tarde de sexta-feira (4), novo incêndio foi registrado na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). Segundo o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo, o fogo atingiu uma extensão linear de 1.000 metros. Neste sábado (5), a equipe da Feena vai conferir o dano causado à área. O trabalho para acabar com o incêndio foi realizado em conjunto pela Defesa de Civil e Corpo de Bombeiros.
O gestor da Floresta, Rodrigo Campanha, esclareceu ao Centenário em julho deste ano que, em 2018, foram registrados dez focos de incêndio na Floresta, que atingiram 32,9 hectares da Feena. “Nós contamos com o Programa de Combate a Incêndios Florestais e Recuperação de Áreas Degradadas. Neste programa, a Feena possui o Plano Preventivo de Combate a Incêndios Florestais com os pilares de prevenção e combate. Desenvolvemos atividades voltadas ao tema”, disse na época.
Laranjas
O Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais denunciou, nessa sexta-feira (4), 11 pessoas por crimes envolvendo candidaturas-laranja do PSL no estado em 2018. Entre os denunciados, está o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Segundo a denúncia, foram cometidos os crimes de falsidade ideológica, de apropriação indébita eleitoral e de associação criminosa.
A suspeita é de que, nas eleições de 2018, o diretório do PSL em Minas Gerais inscreveu para disputar o pleito mulheres cujas candidaturas seriam uma forma de a legenda receber verbas públicas por meio do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o fundo partidário. Parte deste dinheiro teria sido então desviado para empresas de pessoas ligadas ao diretório estadual do PSL.