Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Operação Verde Brasil: multas na Amazônia somam R$ 36 milhões
A Operação Verde Brasil contabilizou, no primeiro mês de operações, 112 termos de infração aplicados, que totalizam R$ 36,37 milhões em multas, de acordo com balanço divulgado nessa segunda-feira (23) pelo Ministério da Defesa. Os recursos são destinados ao Tesouro Nacional. As multas foram aplicadas principalmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por práticas ilícitas como mineração e garimpo ilegal, desmatamento e apreensão de madeira.
A Operação Verde Brasil é a ação governamental voltada ao combate aos incêndios e crimes ambientais na Amazônia. O governo federal decretou, em 23 de agosto, a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) Ambiental para ampliar as equipes em atuação na Amazônia para o combate ao fogo e investigação de ilícitos nas regiões afetadas. Na última sexta-feira (20), a GLO foi prorrogada até 24 de outubro, nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos estados da Amazônia Legal.
Viagem
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) chegou nessa segunda-feira (23) a Nova York, nos Estados Unidos, para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Logo após pousar no Aeroporto JFK, ele foi para o hotel onde ficará hospedado. Ao descer do carro, cumprimentou duas manifestantes de apoio a ele, que estavam do outro lado da rua.
O presidente entrou sem falar com a imprensa. Do lado de fora do hotel havia também alguns manifestantes que protestavam contra o presidente e a favor da Amazônia. Pela agenda informada pela Presidência, Bolsonaro discursará na terça-feira pela manhã.
Em seguida, ele visitará o ex-prefeito de Nova York, Rudoplh Giuliani, antes de retornar ao Brasil. Inicialmente, o presidente iria também a Dallas, no estado do Texas, para se reunir com empresários do setor de tecnologia, mas a viagem foi cancelada.
Questionamento
O Governador João Doria (PSDB) anuncia nesta terça-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, o investimento da Alliz, marca do Grupo Zanchetta, que atua no segmento de produtos alimentícios, para a construção de uma nova fábrica, na região de Campinas, duplicando sua capacidade de produção atual.