A Polícia Civil prendeu sete homens e apreendeu diversas armas e munições em uma operação deflagrada na manhã de quarta-feira (18), em diferentes endereços nos municípios de Cosmópolis, Paulínia, Arthur Nogueira e Limeira. Denominada “Essencial”, a ação foi estruturada para desarticular uma associação criminosa envolvida com roubos na região.
De forma integrada, a operação foi realizada por equipes das delegacias Seccionais de Limeira e Americana, Grupo de Operações Especiais (GOE) de Piracicaba, Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos de (Garra) de Limeira, bem como das delegacias de Leme, Araras, Pirassununga, Santa Bárbara d´Oeste, Arthur Nogueira e Cosmópolis. Além disso, também houve apoio da Guarda Civil Metropolitana de Cordeirópolis e Cosmópolis.
Os policiais foram a campo para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão após nove meses de investigações sobre roubos de carga na região de Limeira e Rio Claro.
A quadrilha era especializada em roubar uma substância líquida extraída da laranja e utilizada na indústria de cosméticos, conhecida como “óleo essencial”. O produto em sua forma sintetizada possui alto valor de mercado.
Os trabalhos resultaram na apreensão de 12 armas de fogo, entre fuzis, pistolas e revólveres, centenas de munições de diversos calibres, aparelhos celulares, rádios HTs para comunicação da quadrilha, simulacros de armas de fogo, dentre outros objetos. O grupo foi encaminhado à unidade policial e permaneceu à disposição da Justiça.